Disposição de luta é reafirmada na sede

 

Realizou-se às 17:00h desta segunda-feira, no auditório da CGU, a Assembleia Geral Extraordinária  para discussão de formas de mobilização para campanha salarial em curso. Pela manhã, dirigentes percorreram salas do Edifício Sede, conclamando a categoria à participação. O chamamento contou, ainda, com carro de som, pela manhã e à tarde, até o horário do evento. A Diretoria Executiva Nacional esteve representada por Rudinei Marques, Filipe Leão e Roberto Kodama.
 
Marques fez uma explanação sobre diversos aspectos da campanha salarial, frisando que o momento é decisivo para as carreiras de Estado, que podem ficar sem reajuste até 2016, caso não consigam reverter o cenário desfavorável. A situação foi agravada com a intenção do Governo de divulgar nominalmente os salários, visando colocar a opinião pública contra servidores e dirigentes sindicais, em pleno andamento das negociações, expediente que Filipe Leão classificou de arbitrário e desrespeitoso.
 
O presidente do UNACON Sindical lembrou que o movimento grevista deflagrado pelos professores das IFES, assim como a reação dos médicos à Medida Provisória 568/2012, provocou o recuo do Governo. “Isso prova que o Planalto respeita apenas as categorias organizadas, com forte capacidade de mobilização e luta. Os professores receberão proposta amanhã ou depois, porque fizeram por merecer. Os médios reverteram pontos desfavoráveis na MP 568. Os servidores do Judiciário colocaram quase mil manifestantes em frente ao STF, e já têm promessa de reajuste. Precisamos fazer também a nossa parte, comparecendo às assembleias e aderindo à mobilização nacional”, disse.
 
A Diretoria Nacional conclamou os servidores da CGU a participarem em número expressivo da assembleia da próxima quinta-feira, 21, a partir das 9:00h, quando será apreciado o indicativo de paralisação a partir do dia 26. Os servidores também foram convocados a participar maciçamente da manifestação das carreiras de Estado em frente ao Ministério do Planejamento, a partir das 14:00h do próximo dia 28, para o que haverá transporte à disposição.
 
Marques informou, também, que já está agendada reunião com o Secretário Executivo da CGU para o dia 26 de junho, a fim de buscar apoio dos dirigentes da Casa à campanha salarial. Comentou que o Sindicato comporá a mesa em Audiência Pública a ser realizada nesta terça-feira, 19, às 14:30h, no Anexo II da Câmara dos Deputados, para discussão da proposta de mandato para os titulares de Controle Interno dos entes federativos, conforme Emenda Constitucional nº 54/2011, que altera o art. 74 da Constituição Federal.
 
Os dirigentes comunicaram, por fim, que o Sindicato participará do lançamento da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública, no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, a partir das 14:00h desta terça-feira, bem como comporá a mesa diretora de Audiência Pública no Congresso Nacional no dia 3 de julho, na qual será abordada a campanha salarial das carreiras de Estado.