Nesta terça-feira, 12, o UNACON Sindical e as entidades de classe do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro reuniram-se com a Secretaria de Relações de Trabalho para debater itens relativos à reestruturação das carreiras da CGU e Tesouro Nacional, Orçamento, Banco Central, CVM e SUSEP, em reunião convocada exclusivamente para tratar do tema. Representando a carreira Finanças e Controle estiveram presentes os diretores Filipe Leão e Roberto Kodama.
No encontro, os dirigentes do UNACON Sindical ratificaram seu posicionamento quanto à urgência da modernização, nos termos de emenda apresentada pelo Sindicato, com apoio do Dep. Arnaldo Faria de Sá, à MP 568/2012. O documento, em síntese, confere nova redação ao art. 22 da Lei 9.625/98, altera a denominação do cargo de Analista de Finanças e Controle para Auditor de Finanças e Controle, exige nível superior para ingresso no cargo de TFC e requer, ainda, a revisão de atribuições. Os dirigentes esclareceram que a atual denominação do cargo não mais condiz com as atribuições desempenhadas, preponderantemente de auditoria e acompanhamento de contas públicas.
Filipe Leão lembrou aos representantes do Governo que “os Grupos de Trabalho instituídos pela CGU e pelo Tesouro Nacional concluíram há dois anos pela necessidade de modernização da carreira, com redefinição de atribuições e exigência de nível para o ingresso no cargo de Técnico, e esse resultado foi completamente ignorado pelo próprio Governo que instaurou os GT’s”.
Sérgio Mendonça disse que Governo ainda está analisando as reivindicações e sugeriu nova rodada de discussões entre SRT, Sindicatos e Dirigentes dos Órgãos interessados.