Na manhã desta sexta-feira, 25, dando continuidade ao projeto de articulação com entidades de classe das carreiras de Estado, o UNACON Sindical, representado por seu presidente, Rudinei Marques, e pela vice-presidente, Márcia Uchôa, prestigiaram, juntamente com a Administração do Banco Central do Brasil e a Sra. Marcela Tapajós, Secretária-Adjunta de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, a solenidade de abertura dos trabalhos do Conselho Deliberativo Nacional do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central – SinTBacen, a convite do presidente da entidade, Sr. Antônio Rêgo de Abreu – Maranhão.
Em sua fala, a Sra. Nilvanete Ferreira da Costa, da Diretoria de Administração do Banco Central, discorreu sobre a excelência dos funcionários da instituição, o que conferiu ao Banco um papel destacado no cenário mundial. Rudinei Marques, do UNACON Sindical, abordou a importância do fortalecimento institucional no processo democrático, lembrando que as carreiras de Estado são responsáveis pela política monetária e cambial, pela gestão fiscal, arrecadação tributária, prevenção e combate à corrupção, dentre outras funções. “Apesar da qualificação de nossos quadros, até o momento não temos uma proposta salarial por parte do Governo, o que nos preocupa a todos, dirigentes sindicais. Neste sentido, esta reunião é bastante oportuna, pois, numa coesão inédita, mais de 20 sindicatos das carreiras de Estado estão com mobilização nacional marcada para o dia 30 de maio, com indicativo de greve a partir de 18 de junho”, comentou.
A Sra. Marcela Tapajós traçou um quadro geral das negociações coletivas no âmbito do servido público federal, comentando as especificidades de cada carreira e os eixos transversais que estão sendo tratados em mesas ampliadas. A Secretária alertou que até 2015 cerca de 250.000 servidores terão preenchido condições para aposentadoria, o que é preocupante na ótica de continuidade dos serviços prestados à sociedade.
Por fim, o presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues, fazendo coro com demais integrantes da mesa, ressaltou o dinamismo, a competência e a dedicação do presidente do SinTBacen, Antônio Maranhão, exemplo para todo o meio sindical.