Tem início a 3ª Conferência Nacional

Na tarde desta terça-feira, 15, teve início a 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, sob o tema “O papel das carreiras de Estado na promoção do desenvolvimento do Brasil e no combate à corrupção”. O evento, que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Gruimarães, em Brasília, é promovido pelo FONACATE, fórum do qual o UNACON Sindical é entidade fundadora.

 


A conferência de abertura foi proferida pela Professora Obdulia Taboadela Alvarez, da Espanha, que abordou o papel da meritocracia no fortalecimento do Estado. Na sequência, o Professor e Jurista Juarez Freitas, da PUCRS, discorreu sobre os limites da indicação política de agentes públicos, seguido pelo Juiz de Direito Marlon Reis, membro do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE e um dos mentores da Lei da Ficha Limpa.

 

No segundo painel da tarde, intitulado “O custo da corrupção para o desenvolvimento do país”, palestraram Ricardo Andrade Saadi, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, que ressaltou as deficiências das leis processuais penais, e Pablo Silva Cesário, da CNI, para quem, além das questões morais, a corrupção afeta negativamente as opções de investimentos privados.

 

A Conferência continua nesta quarta-feira, com palestra inicial de Luiz Alberto dos Santos, da Casa Civil, no painel “As carreiras de Estado no fortalecimento da autonomia e capacidade da máquina pública”.  

 

O UNACON Sindical está presente ao evento com representantes do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Sergipe, Paraíba, Ceará, Alagoas e Maranhão.