Na manhã desta sexta-feira, 20, o Conselho de Delegados Sindicais do UNACON Sindical, reunido em Brasília desde ontem, recebeu a Secretária Adjunta da Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Marcela Tapajós. Em sua palestra, Marcela abordou questões ligadas à campanha salarial, à política de democratização das relações de trabalho, à institucionalização das negociações coletivas, reestruturação de carreiras, dentre outras.
Em sua fala, o presidente Rudinei Marques externou que o movimento sindical viu com bons olhos a manutenção da Secretária na pasta, pois além da responsabilidade e competência já demonstradas em negociações coletivas anteriores, Marcela Tapajós traz consigo a memória de relevantes discussões acumuladas entre as entidades de classe e o Ministério do Planejamento, que ficam, assim, resguardadas.
A fase de questionamentos iniciou com o Delegado Sindical Sérgio Takayuki Takibayashi (SP), que solicitou esclarecimentos quanto ao prazo das negociações salariais. O dirigente também cobrou uma política salarial permanente para os servidores federais, o reajuste de benefícios e um posicionamento em relação às tabelas salariais encaminhadas à SRT na reunião do último dia 11. Em resposta, Tapajós informou que o Governo Federal está avançando na constituição da política salarial, que o prazo para conclusão dos acordos é o de 31 de julho e, ainda, que a resposta em relação às tabelas possivelmente seja dada na próxima reunião, marcada para o início de maio.
Frederico Carlos Janz (DF) introduziu a questão da reestruturação, lembrando que outros cargos, que não têm atribuições tão complexas quanto as dos Técnicos de Finanças e Controle, já resolveram suas questões internas há mais de uma década. O dirigente lembrou, ainda, que a Portaria que define as atribuições dos cargos já tema mais de 20 anos. Wander Freitas (ES) e Ícaro Fernandes (MT) alertaram a necessidade de redefinir as atribuições e nomenclaturas dos cargos da carreira Finanças e Controle, haja vista a defasagem dos mesmos em relação às atuais atividades. A Secretária respondeu que tanto atribuições quanto adequação das denominações de cargos estão sendo debatidas no âmbito da SRT.
Em suas considerações finais, a Secretária Marcela Tapajós agradeceu o convite e disse que a SRT faz questão de participar de eventos dessa natureza, pois eles permitem reforçar o diálogo com os servidores e, ainda, compreender a complexa realidade laboral em que estão inseridos.