Cerca de duas dezenas de entidades de classe, representantes de carreiras Típicas de Estado, subscreveram documentos conjuntos cobrando audiências específicas visando acelerar as negociações salariais, visto que até o momento nenhuma proposta concreta foi apresentada pelo Governo Federal.
As Cartas Conjuntas, endereçadas à Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, e ao Secretário de Relações de Trabalho, cuja elaboração e encaminhamento ficaram a cargo do UNACON Sindical, já foram protocoladas, quando houve a sinalização de uma primeira reunião para a próxima semana.
A seguir, o conteúdo da Carta Conjunta 01/2012, encaminhada à Min. Miriam Belchior:
“As entidades signatárias da presente Carta, representantes de carreiras Típicas de Estado, vêm a Vossa Excelência solicitar a realização imediata de audiência para tratar da recomposição salarial das respectivas categoriais. Temos compartilhado esforços para o crescimento econômico, o respeito aos direitos trabalhistas, a redução da pobreza, o combate à corrupção e à sonegação, bem como para a construção de uma agenda de longo prazo para o Brasil. Os servidores dessas carreiras têm atuado de forma responsável e consciente em prol do desenvolvimento econômico e da justiça social.
Acreditamos que essa sintonia entre o projeto político do Governo Federal e as atribuições dos servidores por nós representados tem carecido da respectiva valorização na estrutura dos planos de carreira do Poder Executivo. Logo, a retomada das negociações salariais é fundamental para que esses servidores tenham um horizonte de reposição das perdas inflacionárias acumuladas desde as últimas negociações, assegurando-lhes um ambiente propício ao desempenho de suas atividades.”