Entidades de servidores federais avaliam manifestação e definem novas atividades

     Após a manifestação que reuniu cerca de sete mil pessoas na Esplanada dos Ministérios na última quarta-feira, 16, as entidades que representam as categorias de servidores públicos federais já definiram a pauta das próximas atividades. O SINAIT está envolvido nas mobilizações.
Em março, novas mobilizações serão realizadas nos dias 23 e 24 e mais uma reunião ampliada, com todas as entidades no dia 27. Para abril, está previsto um ato nacional no dia 15  e visita dos representantes das categorias ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), que ainda não tem data marcada.

     Durante ato público na semana passada, que lançou a Campanha Salarial Unificada 2011, as entidades entregaram um documento com as principais reivindicações em comum das diversas categorias de servidores públicos federais no Ministério do Planejamento.
As entidades avaliaram a manifestação do dia 16 como positiva, não só pela quantidade de participantes, mas principalmente por ter unido as categorias. O ato também foi considerado importante para estimular a mobilização dos servidores federais em torno da Campanha Salarial Unificada 2011.
Entre os pleitos destacados no lançamento da campanha estão: cumprimento de acordos firmados com o Governo, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, definição de data-base (1º de maio), política salarial permanente com reposição inflacionária e valorização do salário base, incorporação das gratificações e direito de greve irrestrito.


Fonte: Anfip