Vem aí a 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas

Na tarde desta terça-feira, 14, o presidente Rudinei Marques participou de reunião do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, composto exclusivamente por entidades nacionais representativas das carreiras que desenvolvem atividades exclusivas de Estado, do qual o UNACON Sindical é entidade fundadora.


Em pauta, dentre outros assuntos, a organização da 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF, nos dias 15 e 16 de maio de 2012, e terá por tema “O papel das carreiras de Estado na promoção do desenvolvimento do Brasil e no combate à corrupção”. O evento contará com palestrantes do Brasil e do exterior.  

Ao saudar a escolha de tema vinculado às funções da Controladoria-Geral da União e da Secretaria do Tesouro Nacional, Rudinei Marques sugeriu a inserção do problema da impunidade na grade de conferências, pois, segundo o dirigente, “o combate à corrupção existe e deve ser aprimorado, mas a grande chaga nacional trata-se do fenômeno da impunidade, que muitas vezes mina as esperanças da sociedade e os esforços dos servidores que têm por atribuição combater o mau uso do dinheiro público”.

Deliberou-se, ainda, pela intensificação de esforços contra o PL 1992/2007, que o Governo Federal quer levar à votação no dia 28 de fevereiro. Em relação à formulação de uma política salarial permanente, o presidente do FONACATE, Pedro Delarue, que também preside o SINDIFISCO Nacional, convidou as entidades componentes do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro a se integrarem à campanha nacional conjunta do Grupo Fisco, Polícia Federal e Advocacia da União, da qual o UNACON Sindical já participa.