Unacon Sindical abre inscrições para aulas de dança na sede do Sindicato, sem custo adicional para filiados
Há vagas para forró e samba de gafieira, iniciante e avançado. Encontros terão início quando a turma alcançar 8 inscritos – pelo menos 4 conduzidas e 4 condutores. Participe!
O Unacon Sindical está com inscrições abertas para aulas de dança na sede do Sindicato, sem custo adicional para os filiados. As vagas são para forró e samba de gafieira, iniciante (para qualquer nível) e avançado (ingresso mediante teste). os encontros terão início quando a turma alcançar 8 inscritos – pelo menos 4 conduzidas e 4 condutores. Cada turma poderá ter até 8 casais (16 participantes). Alunos de 2025 com mais de 70% de frequência na modalidade escolhida estão aptos a realizar matrícula na turma avançada sem a realização de teste.
Os interessados devem preencher o formulário disponível no final da matéria. Equipe do Projeto Cambará entrará em contato para confirmar a formação das turmas.
Os filiados poderão trazer acompanhante para as aulas de dança. O nome do parceiro/parceira deve ser informado no ato de inscrição. Importante: o acompanhante deve dançar em posição oposta à sua.
Assim como a exigência mínima de participantes, a equipe do Projeto também irá considerar o equilíbrio entre a quantidade de inscrições de conduzidas e condutores para confirmar a formação das turmas. A relação de pares é fundamental para o bom rendimento das aulas.
Turmas
As aulas de forró para iniciantes serão realizadas todas as sextas-feiras, das 17h30 às 19h, com o professor João Gilberto (Dragon).
Mr. Dragon é professor e dançarino com mais de 21 anos de experiência. É especializado em Salsa e dança a dois como Forró, Samba e Zouk. Morou na Europa por quase 9 anos e levou a dança para diversos países. Hoje, além de dar aulas e coreografar, também atua como DJ.
A turma avançada de forró será realizada todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h10, com o professor Filipe Liberal.
Felipe Liberal é professor de Forró, mas também acumula ampla formação em ritmos como Zouk, Bachata, Salsa, West Coast Swing e Samba de Gafieira. Atua na Companhia Lá na Dança desde 2020 e na UnB desde 2023. Já ministrou aulas no Workshop de Forró na Capital (WFC), no projeto “Esse Forró É Nosso” e em turnê pela Europa, passando por Porto e Lisboa.
As aulas de samba de gafieira para iniciantes serão realizadas todas as terças-feiras, das 17h30 às 19h; a turma avançada de samba de gafieira ocorrerá todas as quintas-feiras, das 18h30 às 20h10. Gabriel Mendonça estará na condução das duas turmas.
Gabriel Mendonça dança desde 2011. O Samba de Gafieira é seu maior foco, apesar de também conduzir aulas de Bolero, Forró e Zouk. Para ele, a dança deve ser leve e prazerosa, equilibrando técnica e diversão para que os alunos se sintam confortáveis ao dançar.
Confira todos os projetos previstos no Respira 2026. Parceria com o Wellhub, curso de pintura com tinta óleo e equipe de psicólogos para atendimento presencial no DF estão entre as novidades dessa edição (saiba mais aqui).
Projeto Cambará (aulas de dança)
📌 Forró
Turma iniciante: sextas-feiras, de 17h30 às 19h
Turma avançada: quartas-feiras, de 18h30 às 20h
📌 Samba de Gafieira
Turma iniciante: terças-feiras, de 17h30 às 19h
Turma avançada: quintas-feiras, de 18h30 às 20h
Local: Unacon Sindical
Endereço: CLN 110, bloco C. Subsolo. Asa Norte. Brasília, DF
Localização: https://g.co/kgs/5NHUVH3
As aulas terão início quando a turma alcançar 8 inscritos – pelo menos 4 conduzidas e 4 condutores. Alunos de 2025 com mais de 70% de frequência na modalidade escolhida estão aptos a realizar matrícula na turma avançada sem a realização de teste
Participe!
💛 RESPIRA
A ampliação do Respira está prevista nas diretrizes da atual gestão da Diretoria Executiva Nacional (DEN) (2024-2026). Mas a preocupação com a saúde emocional dos Auditores (AFFC) e Técnicos Federais de Finanças e Controle (TFFC) passou a integrar a agenda de responsabilidade social do Unacon Sindical em 2021. Desde então, a entidade assumiu o compromisso de oferecer suporte e acolhimento emocional para os filiados ativos e aposentados de todo o país.
🌳 PROJETO CAMBARÁ
Desde 2025 que o Respira passou a ter agenda permanente de atividades. Para celebrar essa nova fase do Programa, cada um dos projetos foi batizado com o nome de uma planta nativa do Cerrado. O Cambará é um arbusto ornamental que floresce em cachos coloridos, atraindo borboletas e tornando a paisagem mais viva e alegre. Assim como essa planta enche o Cerrado de cor, as aulas de dança trazem mais alegria e movimento para o Unacon Sindical.
🤳 GRUPO DE WHATSAPP
Os alunos das aulas de dança também contam com um espaço para interação virtual. O grupo de WhatsApp do Projeto Cambará é destinado para a troca de experiência entre os alunos das duas modalidades e níveis e os professores. Em 2025, os alunos usaram o espaço para compartilhar fotos e vídeos das coreografias e para agendar encontros, fora do horário das aulas, para dançar. Para entrar no grupo, acesse: https://chat.whatsapp.com/FLyyuCJZcawIzm8LpaC8Rf