UNACON/SINATEFIC, participa da cerimônia de posse do defensor público-geral da União

      Indicado ao cargo pelo presidente Lula, Rômulo Plácido está na Defensoria Pública do Piauí  desde a sua criação, em 2001. Rômulo já exerceu as funções de chefe de gabinete e assessor do defensor público-geral da União e, por três vezes, integrou a lista tríplice de defensores eleitos pela categoria e que tiveram os nomes apreciados pelo presidente da República.

     O novo Defensor Público-Geral da União, natural de Luzilândia, Piauí, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí e ingressou na Defensoria Pública da União em 2001, quando da realização do primeiro concurso público para a Instituição.


     O plano de gestão de Rômulo Plácido possui 23 itens. Além de dar continuidade a luta pelo fortalecimento da Instituição; a ampliação de cargos de Defensor Público da União; a criação do quadro de pessoal de apoio administrativo; pretende criar uma Ouvidoria-Geral e a implantar um serviço 0800 à disposição do cidadão.

     Em seu discurso Rômulo Plácido reconheceu que a estrutura da DPU tem crescido ao longo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; cobrou mais atenção do governo federal com a Defensoria do país;  e ressaltou as carências do órgão e a necessidade do governo promover a expansão da Defensoria, para ampliar o acesso dos mais necessitados à Justiça.

     O Ministro da Justiça, Tarso Genro, reconheceu que existem problemas na estrutura deficitária da Defensoria no Brasil. “O discurso do novo defensor mostra uma cobrança e um reconhecimento ao mesmo tempo. Ambos corretos. A Defensoria teve uma evolução muita grande, especialmente nos últimos quatro anos, mas ainda é estrutura incompleta. Não atende todo o território e nem a todas as necessidades que uma boa defensoria deveria responder aqui no país”, disse o ministro.

     A Defensoria Pública da União é a instituição responsável pela orientação jurídica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, perante o Poder Judiciário da União.

     Compareceram a cerimônia o ministro da Justiça, Tarso Genro, o Defensor Público-Geral da União  em exercício, Leonardo Lorea Mattar, Deputado João Vicente Claudino (PI), Defensores Públicos da União, Defensores Público-Gerais dos Estados, diversas autoridades dos três poderes, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e representantes de entidades da sociedade civil e de movimentos sociais.