Membros da Unacon discutem jornada de trabalho com a diretoria da CGU

            Na última quarta-feira (26) os diretores da Unacon/Sinatefic estiveram em reunião com membros da Secretaria Executiva da CGU para retomar as discussões acerca da redução da jornada de trabalho e a flexibilização do horário. Ficou acertada para os próximos dias a criação de um grupo de trabalho com membros da Unacon/Sinatefic e de representantes da CGU para estudar uma nova proposta a ser apresentada ao Ministro Jorge Hage.

 

            A reunião teve motivo após a apresentação de minuta, por parte da direção da CGU, na qual era proposta a flexibilização da jornada de 40 horas vigente, ao invés da adoção da proposta de 35h+5h. Logo no início da reunião, o Presidente da Unacon, Carlos Pio, participou aos dirigentes da CGU/PR a insatisfação dos servidores em relação à minuta apresentada. “Conforme foi levantado por membros da Unacon/Sinatefic, grande parte dos servidores se decepcionaram ao ver que a redução da jornada para 35 horas semanais não havia sido adotada”, expôs o presidente que ainda citou a dificuldade que as controladorias regionais teriam para se adequar à proposta.  “Eles possuem outros ritmos e dinâmicas de trabalho, não podemos submeter todos a essa nova proposta”, problematizou o Pio.

 

            Registrada a insatisfação, os membros da Unacon/Sinatefic propuseram e justificaram a criação de um grupo de trabalho para a elaboração uma nova proposta. “Encaramos ser possível trabalhar lado-a-lado na evolução de um modelo de gestão onde todos ganham. Uma vez evidenciado o sucesso da adoção dessa proposta em órgãos como o TCU e o MPU confiamos ainda mais no êxito dessa mudança”, expuseram os membros da Unacon/Sinatefic. A criação do grupo de trabalho foi acatada pelo Secretário Executivo, Dr. Navarro, que se comprometeu a indicar os nomes dos membros da Secretaria para estudar juntamente com três membros indicados pela Unacon/Sinatefic, uma nova proposta já nos próximos dias.

 

            Durante o encontro iniciou-se a discussão acerca da nova proposta. Foi lançada a idéia da troca, de modo facultativo ao servidor, da licença-capacitação pela jornada de 35 horas – tudo a ser detalhadamente estudado pelo grupo de trabalho posteriormente. “Precisamos ver que a questão de um treinamento de qualidade demanda tempo dos servidores, e ao adotarmos um novo modelo de gestão de horas daremos um salto qualitativo, teremos mais tempo para nos dedicarmos a outras atividades e trabalharemos ainda mais motivados”, explicou Pio.

 

Remoção de servidores

 

            Outro tema em debate na reunião foi a portaria de remoção de servidores. O Secretário Executivo da CGU, Dr. Navarro, assumiu a complexidade do tema e partilhou a todos a dificuldade de até então não se ter chegado a um modelo satisfatório para a administração e para os servidores. Um dos grandes problemas da Secretaria é a superlotação das praças. “Temos servidores lotados em pontos supersaturados enquanto que para regiões mais remotas ninguém quer ir”, afirmou o secretário. Os membros da Unacon/Sinatefic reivindicaram regras mais estáveis e razoáveis para os que aspiram a migrar de unidades.

            O problema ficou de ser novamente debatido entre os membros da Unacon/Sinatefic e da CGU.

 

Relato da reunião com o Ministério do Planejamento

 

            Na ocasião o Presidente da Unacon/Sinatefic, Carlos Pio, aproveitou para informar aos dirigentes da CGU/PR sobre a reunião com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva acerca da reestruturação da carreira. Ficou acertado que o Dr. Navarro se reunirá com o Secretário Duvanier Paiva nos próximos dias para tratar dos relatórios apresentados pelos grupos de trabalho.

 

Grupo de trabalho para elaboração da Lei Orgânica (LOCGU)

 

            Ainda na reunião, por solicitação do Presidente da Unacon/Sinatefic, ficou acertada a criação de uma portaria que cria um grupo de trabalho para elaborar o projeto de lei da Lei Orgânica da CGU/PR.. A portaria será publicada até meados de setembro e a intenção é que a proposta seja submetida ao Congresso antes do fim do ano.