Remoção de Servidores

   O presidente da UNACON/SINATEFIC, Carlos Alberto Pio, e a secretária geral, Márcia Uchôa participaram, ontem, de reunião na Controladoria Geral da União (CGU) para tratar das normas para remoção de servidores do órgão. Os diretores apresentaram sugestões encaminhadas pelos integrantes da carreira de analista e técnico. De acordo com o presidente, “o modelo atual não atende as necessidades dos servidores, que não sabem exatamente quais os critérios para conseguir a transferência de um lugar para outro.” Ele deu ênfase ao estabelecimento de um prazo máximo para realização dos concursos de remoção.

 


   “Quem sabe, podemos fazer uma previsão para realizá-los a cada 18 meses”, indagou. Pio ainda sugeriu lotações provisórias, com prazos pré-determinados. Isso para atender as demandas emergências, comuns por causa da falta de pessoal em algumas unidades da CGU.

 

   Para Márcia Uchôa, o tema é complexo e requer mais discussões. Ela aponta alguns casos que merecem ser considerados para que seja redigido um conjunto de normas que não discrimine ninguém. “Servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), lotados na CGU, têm pontuação diferente daqueles originários do órgão.

 

   Atualmente não é considerado o tempo total de serviço, mas apenas o prazo depois da transferência. Esse desconto dificulta a remoção”, explica. A secretária geral disse que muitos servidores procuram a UNACON/SINATEFIC com a esperança de resolver o problema. Ela disse que isso acontece por falta de critérios objetivos. “As regras mudam todo ano”, exclamou.

 

   O diretor de gestão interna, Cláudio Torquato da Silva, ouviu as exposições dos sindicalistas e ponderou apresentando um déficit de vagas para atender as demandas. “Pedimos 300 vagas para o próximo concurso”. O diretor apontou a realização de concurso público como forma de resolver parcialmente o problema. “Tendo concurso, haverá vagas para fazer as remoções”, sentenciou.

 

   Ao final, uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 14, com objetivo de fechar o texto da portaria, que dever ser publicada dia 24 deste mês. Participaram do encontro, além dos citados, a coordenadora geral de recursos humanos da CGU, Simei Susã Spada, e o analista, Anderson Nunes Vieira.