Conforme Estatuto e calendário eleitoral, para votar e ser votado é preciso estar filiado até 24 de maio

Inscrições para o Comissão Eleitoral já estão abertas. Para se candidatar, envie email para unacon@unacon.org.br com o assunto “CEN 2020”

2020 é ano eleitoral na Unacon e no Unacon Sindical. Com data prevista para 24 de novembro, a eleição simultânea para os cargos da Diretoria Executiva Nacional, do Conselho de Ética, do Conselho Fiscal Nacional, das Diretorias Executivas Regionais e dos Conselhos Fiscais Regionais, bem como para os cargos de delegado sindical do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, será realizada exclusivamente pela internet. Para participar do processo, como eleitor ou candidato, é preciso estar “sindicalizado há, no mínimo, seis meses” antes do pleito, conforme o artigo 65, parágrafos 2º e 3º, do Estatuto Social.

Em face das limitações impostas pela pandemia do novo Coronavírus, o presidente do Conselho de Delegados Sindicais, Filipe Leão, e a Diretoria Executiva Nacional, em reuniões virtuais realizadas no último mês, aventaram a possibilidade de adiar a eleição. Mas, à luz do Regimento Interno, que prevê, em seu artigo 30, que, mesmo por motivo de força maior, o processo de sucessão deve ocorrer em até 90 (noventa) dias, e tranquilizados pelo fato da votação ser remota, os dirigentes optaram pela manutenção do calendário.

Portanto, visando o cumprimento dos prazos, as inscrições para os filiados que desejam integrar a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) já estão abertas. Para se candidatar, envie um email, com o assunto “CEN 2020”, para unacon@unacon.org.br, impreterivelmente até o dia 27 de maio.

 

 

Eleição 2020