Funpresp: uma análise do impacto das mudanças nas aposentadorias e pensões

"Em meio à pandemia, a Fundação propõe múltiplas reduções nas pensões por morte e nas aposentadorias por invalidez, sem apresentar quaisquer estudos atuariais que justifiquem tais medidas"

O Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) Marcelo Perrucci publica artigo sobre as principais mudanças aprovadas pelo Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). No documento, ele aponta que as alterações causam insegurança jurídica, quebram a transparência e afetam a confiança dos participantes.

Ex-presidente do Conselho Fiscal da Funpresp e mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Perrucci afirma que, dentre as principais alterações, estão o fim da aposentadoria especial para mulheres, professores e policiais e a redução dos valores de aposentadoria por invalidez e da pensão por morte.

“Agora, em meio à pandemia do Coronavírus, a Fundação propõe múltiplas reduções nas pensões por morte e nas aposentadorias por invalidez, sem apresentar aos participantes quaisquer estudos atuariais que justifiquem tais medidas. Trata-se de um momento conturbado, no qual diversos servidores estão atuando na linha de frente contra o Coronavírus, como é o caso de profissionais da saúde. Até o momento, mais de 500 servidores federais já foram infectados com Covid-19, sem contabilizar os casos suspeitos e os servidores que estão cuidando de familiares infectados”, alerta. Leia na íntegra.

 

FUNPRESP: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DAS MUDANÇAS NAS APOSENTADORIAS E PENSÕES