Em nova reunião com a STN, Unacon Sindical alerta para possibilidade de evasão sem precedente de quadros

Com o desprestígio vigente, que está aumentando, a evasão será brutal. Na CGU, quase 30% dos ingressos em 2023 já deixaram os cargos

O presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, e a vice-presidente, Elaine Faustino, voltaram a se reunir com o secretário do Tesouro Nacional (STN), Rogério Ceron, na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro, para debater a tramitação do projeto de produtividade  da carreira de Finanças e Controle. Durante a agenda, os dirigentes do Sindicato apresentaram tabelas que demonstram o desprestígio da carreira frente a outras de mesma complexidade e importância, dentro da própria estrutura do Ministério da Fazenda (MF), e alertaram que esse cenário vai intensificar a evasão de quadros.  

“É importante ter uma visão clara do que está posto. Com a regulamentação de remunerações variáveis para carreiras congêneres, a nossa carreira perde o atrativo financeiro e, portanto, voltará a ser um cargo de passagem para os quadros mais qualificados da Administração Pública. Já lidamos com este problema no passado e recentemente ele retornou à pauta. O último concurso da CGU, por exemplo, registrou evasão de quase 30%”, afirmou Marques, ao apresentar gráficos com o comparativo da evolução das remunerações de outras carreiras do Ministério da Fazenda nos últimos 16 anos. O dossiê também aponta que, a partir de 2025, o salário final de AFFC será menor do que o de ingresso das carreiras de ponta do MF.  

Diante do exposto, os representantes do Sindicato informaram sobre a realização do Dia Nacional de Valorização da Carreira, em 5 de março. A atividade contará com atos públicos em todo o país e, em Brasília, reunirá os servidores na entrada do Anexo do MF. “Temos apostado no diálogo, mas é a negociação precisa ser efetiva e trazer respostas concretas aos pleitos apresentados ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, considerou a vice-presidente, ao pontuar que a insatisfação dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle é crescente e poderá escalar para uma paralisação total das atividades. 

O secretário do Tesouro, mais uma vez, reiterou apoio aos pleitos da carreira. A pedido do Sindicato, se dispôs a fazer gestões junto aos ministros Fernando Haddad e Esther Dweck para buscar novas agendas.

Próximos passos

Já durante a tarde desta quarta-feira, a Comissão de Mobilização realizou reunião ampliada, com a participação do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do Unacon Sindical, para definir os próximos passos da luta em prol da pauta reivindicatória da carreira. No encontro, as lideranças decidiram intensificar o chamado aos servidores das duas Casas para o dia de protestos, inclusive deixando claros os riscos da acentuação das assimetrias frente a carreiras congêneres.