Carreira aprova movimento de entrega de cargos e operação padrão

Encaminhamentos foram aprovados em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual realizada nesta quinta-feira, 29 de fevereiro

Carreira de Finanças e Controle adere ao movimento de entrega de cargos. Aprovado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual realizada nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, o encaminhamento já foi noticiado pela Agência Estado (veja aqui e aqui). Direcionado para os ocupantes de postos de chefia na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e na Controladoria-Geral da União (CGU), e respectivos substitutos, o formulário para manifestação de intenção de entrega de cargos e não assunção de cargos já está disponível para subscrição. Acesse no final desta matéria e, também, no hotsite do movimento. Ainda tem dúvidas? Acesse a sessão de perguntas frequentes aqui.

O ritmo moroso de negociações com o governo foi determinante para a intensificação do movimento. “Enquanto categorias correlatas já estão com acordo firmado, nós não tivemos, nem sequer, a primeira devolutiva à proposta apresentada na Mesa de Negociação Específica da carreira de Finanças e Controle”, contextualiza Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical.

Marques revela que a apreensão da carreira em ser preterida no processo de reajuste salarial deu origem ao movimento mais ostensivo. “Das três carreiras do Ministério da Fazenda – Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Receita Federal do Brasil (RFB), e Secretaria do Tesouro Nacional (STN) –, uma delas, a de Finanças e Controle, está completamente abandonada. Não dá pra aceitar”, denuncia.

A AGE virtual desta quinta, 29, também aprovou a realização do Dia Nacional de Protestos, com paralisação de atividades, previsto para 5 de março, o indicativo de Operação Padrão, com início imediato, assim como a instalação de Assembleia Geral, em caráter permanente, até o final da Campanha Salarial em curso. Este último encaminhamento permite que a carreira delibere pela realização de paralisações e outros atos, sem precisar publicar novas convocações no Diário Oficial da União (DOU).

Em Brasília, as atividades do dia 5 de março serão realizadas em dois momentos: às 10h30, no hall de entrada da STN; e às 14h30, no auditório da nova sede da CGU. Nos estados, os servidores devem seguir a orientação do delegado sindical.

Pauta reivindicatória

Além do realinhamento remuneratório com carreiras de Estado de mesma complexidade –  como Receita Federal do Brasil (RFB), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público da União (MPU), Polícia Federal (PF) e Tribunal de Contas da União (TCU) –, a carreira de Finanças e Controle também pede a implementação de um Programa de Produtividade próprio. Fruto de meses de trabalho técnico pautado pelo diálogo e pela contribuição ativa dos servidores das duas Casas, a proposta de remuneração variável, em complemento ao subsídio, foi apresentada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na abertura da Mesa Específica da carreira de Finanças e Controle, no dia 16 de janeiro (relembre aqui).

 

Manifestação de intenção de entrega de cargos e não assunção de cargos

Atenção:

I - Ao preencher e submeter este formulário, o servidor autoriza, automaticamente, a publicação do seu nome na relação final de "Intenção de entrega de cargos" e/ou "Compromisso de não assunção de cargos", no site do Unacon Sindical.

II - Todos os servidores que preencherem e submeterem este formulário – ocupantes de cargo na Administração ou não – automaticamente assumem o compromisso de não assumir os cargos que eventualmente venham a ficar vagos em razão da futura ação de entrega de cargos em comissão.

III - A lista é direcionada especificamente para os ocupantes de cargos de direção lotados na STN e na CGU

 

🌐 Unacon Informa

Se for filiado, cadastre-se no Unacon Informa e receba, em primeira mão, as notícias do Unacon Sindical pelo WhatsApp. O envio de informações é realizado por meio de “lista de transmissão”. Isso significa que os filiados serão notificados somente pela equipe de comunicação do Sindicato. Clique aqui, ou adicione o número (61) 99170-2950 na sua agenda de contatos (esse passo é muito importante) e envie uma mensagem com seu nome e sobrenome para ativar o serviço.

💬 Grupo

Criado para tratar exclusivamente da proposta de remuneração variável da carreira, em complemento ao subsídio, o grupo de WhatsApp é aberto para filiados e não filiados. Para solicitar ingresso, clique aqui e preencha o formulário de pré-inscrição, também disponível no hotsite do movimento. Atenção: só serão consideradas as inscrições validadas por email, sendo que servidores ativos devem, necessariamente, informar o email institucional no ato da pré-inscrição.

💪 Mobilização

Acompanhe as convocações para assembleias e atividades presenciais e virtuais no hotsite do movimento Valorização Já. No portal, os servidores também podem visualizar a pauta reivindicatória da carreira, as manifestações públicas dos servidores, as últimas notícias da mobilização, e os materiais de divulgação (peças gráficas prontas para impressão, identidade visual e conteúdo para as redes sociais).

www.unacon.org.br/valorizacaoja/

Valorização-já