Ampla adesão ao Dia Nacional de Protestos ressalta a insatisfação da carreira de Finanças e Controle

De norte a sul do país, mais de mil servidores integraram as mobilizações pela valorização dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle

Valorização Já! O mote, que estampou camisetas, faixas e adesivos que os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle vestiram e carregaram nesta terça-feira, 5 de março, evidencia a urgência do pleito. Foi justamente para pedir a retomada imediata das negociações da Mesa Específica e, além disso, a apresentação de uma proposta por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que corrija as distorções salariais, que os servidores atenderam ao chamado do Unacon Sindical e integraram as atividades do Dia Nacional de Protestos em todo o país.

Em Brasília, foram realizadas atividades pela manhã, na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e à tarde, na Controladoria-Geral da União (CGU). Cerca de 600 servidores marcaram presença nos atos para demonstrar insatisfação diante do silêncio do MGI sobre os pleitos, ao tempo em que crescem as assimetrias remuneratórias com carreiras de mesma importância, acentuando, inclusive, a evasão na carreira de Finanças e Controle.

O delegado sindical Djalma Peçanha Gomes, do Mato Grosso do Sul, estado que abriu a agenda de atividades, com ato realizado na segunda-feira, 4, ressalta que este é um momento decisivo. “A mobilização dos servidores da carreira acontece em um momento importante para a carreira: a campanha salarial e de valorização dos quadros. E essa mobilização mostra a nossa força na busca do atendimento das reivindicações junto ao governo”, afirma. Na Regional, a adesão dos servidores foi próxima de 100%, a exemplo do experimentado também em outros estados do país.

“Hoje demonstramos nossa insatisfação com o tratamento que temos recebido do governo, diante da sinalização de uma política de desvalorização, que pode levar inclusive à perda de quadros com décadas de experiência nas duas Casas”, afirma Caetano Rossato, delegado sindical de Santa Catarina. Na mesma linha, Jonas Reis, da delegacia do Sindicato no Rio Grande do Norte, pondera: “Essa demonstração de descontentamento da carreira de Finanças e Controle é decorrente da desvalorização. Estamos perdendo Auditores para outras carreiras. Esse é um problema sério que exige medidas urgentes e eficazes contra a fuga de talentos”.

Na STN e na sede da CGU, o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, cobrou da cúpula dos órgãos um maior apoio à pauta dos servidores e destacou que a inércia levará à piora do clima organizacional. “Estamos fazendo um movimento consistente de entrega de cargos, mais de 600 colegas já preencheram os formulários de entrega e de não assunção, iniciamos a operação padrão e, daqui, saímos com um recado muito consistente para os órgãos supervisores: a manifestação começa hoje e só termina com a valorização e o fortalecimento da carreira de Finanças e Controle”.

Confira como foi a mobilização na galeria.