Em visita a regionais do Piauí e Maranhão, ministro da CGU reafirma compromisso com a valorização da carreira: “contem comigo”

Vinícius Marques de Carvalho respondeu a perguntas dos servidores durante as agendas realizadas nesta quinta, 7, e sexta, 8

“Não é possível entregar serviços públicos de qualidade sem servidores públicos de qualidade, que sejam valorizados na proporção da melhora dos serviços que agregam”. Essa foi uma das respostas do ministro Vinícius Marques de Carvalho ao ser questionado, durante conversas com servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) lotados nos estados do Piauí e do Maranhão, sobre o apoio à pauta de valorização da carreira de Finanças e Controle. Durante os encontros, realizados nesta quinta-feira, 7, e sexta, 8 de março, o ministro reafirmou o compromisso com a carreira: “contem comigo”.

Carvalho demonstrou ter clareza sobre o impacto do congelamento salarial imposto pelo último governo, que ampliou o percentual de perdas acumuladas, e também sobre o cenário de desvalorização da carreira frente a outras congêneres na Administração Federal.

O delegado sindical do Unacon Sindical no Maranhão, Armando Gonçalves de Carvalho, ressaltou que, quanto à “lógica proporcional de valorização”, o que a carreira tem experimentado é justamente o inverso. “Fizemos entregas consistentes e, por isso, somos reconhecidos pela sociedade civil organizada, pela imprensa e sociedade, mas não valorizados pelo governo. Estamos sofrendo com o aviltamento dos nossos salários e isso já traz impactos na evasão de quadros. Mais de 25% dos novos servidores, que ingressaram no último concurso, já deixaram a CGU”, afirmou.

A delegada do Piauí, Ducilene dos Santos, elogiou a postura e a acessibilidade do ministro para tratar do tema. “Importante é que ele, diante da categoria, se comprometeu com a luta salarial da carreira, inclusive se disponibilizou a ajudar no que fosse possível junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, apoiando o que a carreira decidisse”, avaliou.