Em assembleia, servidores deliberam realização de novo Dia Nacional de Protestos, com paralisação, na próxima quarta, 20

Diante da ausência de devolutivas do MGI a respeito da pauta, carreira de Finanças e Controle aprova entrega de cargos de chefia

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 13 de março, mais uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), como parte do calendário do movimento pela valorização da carreira de Finanças e Controle. Mais de quinhentos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle atenderam à convocação do Unacon Sindical para discutir os próximos passos da mobilização. Tendo em vista a necessidade de recrudescimento das ações, diante da ausência de devolutivas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi encaminhada a realização de um novo Dia Nacional de Protestos na próxima quarta-feira, 20, e a adoção das providências para entrega de cargos já disponibilizados e divulgação das orientações para Operação Padrão (abaixo).  

Visando ampliar a adesão, o Dia Nacional de Protesto será realizado de forma virtual, com paralisação das atividades durante toda a tarde.  Integrantes da Diretoria Executiva Nacional, delegados sindicais e representantes regionais, além do membros da Comissão de Mobilização, se irão se revezar nas falas com foco na avaliação da conjuntura e na definição de um novo calendário de ações. 

Também foi definido na AGE que o Sindicato oficiará a Controladoria-Geral da União e a Secretaria do Tesouro Nacional nos próximos dias para comunicar a adesão aos termos de entrega de cargos e de compromisso de não assunção. Até o momento, mais de setecentos AFFCs e TFFCs já aderiram (você também pode, clicando aqui).  Ainda, buscará novas agendas com os titulares das Pastas.

Antes de concluir a assembleia, o presidente do Sindicato, Rudinei Marques, fez um apelo pela união da carreira. Ele lembrou que a defesa dos interesses dos ativos, aposentados e seus pensionistas sempre foi o centro da atuação do Unacon Sindical, de maneira indistinta, o que pode ser verificado nos resultados das últimas negociações com o governo. Marques ponderou também que divisões podem enfraquecer a mobilização em um momento crucial para o futuro da carreira e que não há sobre a mesa nenhuma proposta, seja relativa à remuneração variável, seja para reajuste do subsídio, portanto qualquer posição, neste momento, é precipitada. 

Orientações Operação Padrão