Mobilização nos estados mostra união da carreira – ATUALIZADA

            Horas antes da reunião entre governo e as entidades do Ciclo de Gestão, os integrantes da carreira Finanças e Controle demonstraram disposição para lutar pela equiparação salarial com as carreiras do Fisco. Em mobilizações pelo país, os servidores sinalizaram que têm força para reagir, caso o governo não atenda o pleito da categoria.

            A movimentação começou cedo. Em Brasília, os dirigentes da UNACON se reuniram com os servidores da Controladoria-Geral da União às 9h. No Pará, em assembléia realizada às 9h30, os servidores votaram propostas para a campanha salarial, como o combate à defasagem salarial do cargo TFC e a convocação imediata da Câmara de Mobilização da entidade, para coordenar ações em todo o país.


            Em Minas Gerais, os servidores se reuniram às 10h. Os participantes discutiram a possibilidade de deflagrar greve e avaliaram que uma medida como essa só pode ser tomada em acordo com outras regionais e com o apoio da Direção Nacional.

            No estado do Amazonas, servidores participaram de conversas com dirigentes da entidade e declararam apoio ao movimento de vigília promovido pelas regionais. No Paraná, o tema da reunião com os servidores foi a reabertura das negociações salariais. O grupo se declarou coeso nesta e nas próximas etapas da negociação, caso seja necessário. Em Santa Catarina, a mobilização foi realizada na CGU, das 16h às 17h.

            Os servidores do Rio Grande do Sul haviam se reunido na última segunda-feira (25), momento em que reafirmaram a disposição de lutar pela equiparação com o Fisco. De acordo com o presidente da regional gaúcha, Rudinei Marques, os integrantes da carreira no estado estão atentos à reunião de hoje e dispostos a se mobilizar a qualquer momento.

 

Em Alagoas, os servidores se reuniram às 14h. Durante uma hora, discutiram diversos assuntos, como a Lei Orgânica da CGU, o fim da curva forçada e a necessidade de incentivo a pós-graduação e cursos relacionados à carreira, além de uma possível pauta de mobilização, dependendo dos resultados da reunião.

 

No Ceará, a mobilização foi realizada às 15h. Após discutir a campanha salarial, os servidores sugeriram que fossem levados para a mesa de negociação dados concretos sobre a evasão na carreira e também dados relativos à economicidade decorrente da atuação da CGU. 

 

Os servidores de Pernambuco se reuniram às 10h e produziram um manifesto em favor da equiparação salarial com as carreiras do Fisco. Segundo o documento, os analistas e técnicos de Finanças e Controle esperam que o governo atribua às carreiras do Ciclo de Gestão a importância devida. “É inadmissível sermos tratados como sendo de segunda categoria relativamente aos servidores da Receita Federal (…) Tão ou mais importante que arrecadar é assegurar a boa e regular aplicação dos recursos públicos. É evidente que de nada adianta arrecadar se estes recursos vão sumir no ralo do desperdício e/ou na corrupção pura e simples”, diz o manifesto. 

            STN

            Às 16h, os dirigentes da UNACON foram à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em Brasília. Para mostrar ao governo a preocupação da classe com a negociação salarial, os servidores ficaram em vigília hoje no hall de entrada do prédio. Na busca por 100% de equiparação com o Fisco, os analistas e técnicos da STN esperam um resultado positivo da reunião do Ciclo de Gestão com o governo, marcada para as 19h de hoje.

Dispostos a mostrar para o governo que a classe está organizada, os servidores elegeram uma comissão de representantes com o objetivo de se mobilizar internamente, criar um canal transmissor de informações, e valorizar a carreira.

Estiveram presentes à reunião a secretária-geral da UNACON, Márcia Uchôa, o diretor de Atendimento aos Associados, George Santana, e o presidente da UNACON Regio do Rio Grande do Sul, Rudinei Marques. A secretária-geral declarou que existe uma grande possibilidade de ser apresentada uma proposta pelo governo hoje, e a vigília terá um papel de suma importância nessa negociação. “Conseguimos mostrar para a casa que os servidores estão juntos e que a qualquer momento poderão tomar uma decisão mais forte”, disse.

O presidente da regional do Rio Grande do Sul reforçou o pleito da categoria. “Estamos em luta centrada e firmados para que o governo saiba que não aceitamos nada menos do que a equiparação plena”, afirmou Rudinei Marques.

 O diretor George Santana comparou a negociação a um jogo e afirmou que o fim está próximo. “Estamos em jogo de xadrez e ganha quem souber movimentar as peças da melhor forma possível.”, concluiu.

 

Servidores se reúnem na STN, em Brasília

 

Vigília em Minas Gerais

 

Mobilização no estado do Paraná

 

Servidores reunidos no Rio Grande do Sul, na segunda-feira (25)

 

Servidores de Alagoas discutem temas relativos à carreira

 

Reunião no Ceará

 

Servidores de Pernambuco produzem manifesto

 

Vigília em Santa Catarina

 

                                                                                                                        foto: Carlão Limeira

Servidores do RJ também se mobilizam