Os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) definiram hoje, 8, durante a mobilização diária da categoria, os passos a serem seguidos no dia de paralisação do Tesouro que acontece amanhã, 9. A reunião foi conduzida pelo presidente da UNACON, Fernando Antunes.
O presidente da UNACON informou à classe sobre o pedido de liminar que foi concedido em favor da categoria, protegendo os servidores no caso de greve. Antunes esclareceu que a decisão cobre todos os servidores da carreira Finanças e Controle, sendo eles filiados ou não ao sindicato.
Sobre o dia de paralisação que vai acontecer amanhã na STN, o dirigente esclareceu ser um momento importante para a campanha salarial e que os cuidados necessários deve ser tomados para garantir a integridade do movimento. “Quem faz um movimento deve ter responsabilidade para com ele”, defendeu Antunes.
Os servidores deliberaram que a contraposta a ser apresentada ao governo deve contemplar os analistas e técnicos de Finanças e Controle com as mesmas classes, padrões, enquadramento, e estrutura linear no calendário, alcançar 100% da Receita Federal em 2010, e que o TFC não perca os benefícios que possuiu hoje. Ficou acertado também que amanhã, às 11h30, os servidores da STN realizarão uma nova assembléia para definir as atividades a serem desenvolvidas no período da tarde da paralisação.
Cerca de 30% dos funcionários do quadro de AFCs e TFCs da STN estarão envolvidos com Leilão da Dívida, que será realizado amanhã, esta porcentagem é suficiente para cumprir as determinações legais previstas na Constituição Federal, no que diz respeito ao direito de greve. Os servidores resolveram tomar essa iniciativa como uma forma de mostrar para o governo que estão cientes do papel que desempenham e interessados em cultivar um bom diálogo.
Participaram da mobilização a secretária-geral da entidade, Márcia Uchôa, o diretor de Atendimento aos Associados, George Santana, o diretor de Política de Classe e Defesa Profissional, Leonardo Castro, o secretário de Assuntos Parlamentares do SINATEFIC, José Marcos, e os dirigentes regionais Rudinei Marques (RS), Carlos Maia (MG), Jairo Martins (SC), Caetano Rabelo (SC), e o AFC Franklin Brasil, da CGU do Mato Grosso.
A paralisação dos servidores da STN será realizada amanhã, a partir das 9h, no anexo do Ministério da Fazenda.