Grupo que vai a Portugal se reúne na UNACON

            O projeto Viva Vida realizou ontem, 10, uma reunião para esclarecer dúvidas e orientar sobre os procedimentos necessários para a viagem aos associados da UNACON e seus convidados a Portugal. O grupo recebeu informações sobre como tirar o passaporte, o roteiro da vigem, o clima do país, a quantidade de bagagem por passageiro, como fazer o câmbio das moedas e outros procedimentos legais.


            A UNACON firmou uma parceria com a empresa Confidence Câmbio para realizar a compra do euro, moeda utilizada em Portugal. A representante Paola Maria Zebral informou aos presentes como realizar a troca da moeda e explicou as vantagens dos serviços oferecidos pela Confidence. Paola apresentou o cartão VTM Full Flag, um cartão internacional que funciona para débito e saques. O produto pode ser adquirido e carregado nas lojas da empresa. Na hora da troca das moedas, o valor é convertido para euro e disponibilizado no prazo de 24h no cartão transferível que funciona com uma senha pessoal.

            A Confidence concedeu aos participantes da viagem um desconto de R$ 0,03 em cada euro trocado na casa de câmbio. Para receber o abatimento é necessário apresentar o vale desconto entregue na reunião. Quem não recebeu deve procurar a agência Oásis. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pela empresa no site (www.confidencecambio.com.br) e nas lojas do Pátio Brasil, Brasília Shopping e do aeroporto Juscelino Kubitschek. A orientação da Embaixada de Portugal é que cada turista leve 60 euros por dia de permanência, o que equivale a 600 euros para o grupo do projeto Viva Vida – que passará 10 dias nas terras portuguesas.

            A operadora da agência de turismo Oásis Diamile Neves entregou as passagens e comprovantes do hotel aos presentes, além de uma bolsa de viagem oferecida pela empresa. Diamile repassou algumas informações importantes. Ela informou que o clima de Portugal na época da viagem deve estar por volta de 10° à noite; que a quantidade de bagagem máxima permitida por passageiro é de 64 kg distribuídos em dois volumes que não podem ultrapassar 32 kg cada; que os passageiros devem chegar ao aeroporto com duas horas de antecedência para realizar os procedimentos de viagem; que a vacina da febre amarela não é obrigatória para as regiões que o grupo vai visitar; e que o vôo tem a duração de nove horas.

            Depois da reunião, os associados e convidados participaram de um lanche oferecido pela UNACON em parceria com a Oásis Turismo e a Confidence Câmbio.

Expectativa

            A associada Claudete Capilé, 63 anos, aguarda ansiosa pela viagem. Essa será a sua primeira viagem internacional. Claudete gosta de conhecer a parte histórica das cidades e se interessa em aprender sobre a cultura dos locais que visita. Em Portugal não será diferente. “A viagem em si já é uma experiência nova”, confessou. Ela espera que essa viagem seja tão boa quanto a de Porto de Galinhas, também promovida pela UNACON.

            Viagens internacionais não são uma novidade para Sônia Maria Freitas, 71 anos, que conhece outros países da Europa, os Estados Unidos e a França, mas essa será a primeira visita a Portugal. Ela já participou das viagens promovidas pela UNACON para Gramado (RS), Fortaleza (CE) e Porto de Galinhas (PE), e espera que essa seja tão bem sucedida quanto às outras.

 

Dúvidas

            A UNACON e a agência Oásis estão disponíveis para ajudar os passageiros a tirar o passaporte, esclarecer outros questionamentos que possam surgir e repassar mais informações. O grupo que vai a Portugal é formado por 56 pessoas, incluindo a equipe de trabalho. Uma parte do grupo sairá de Brasília e a outra, do Rio de Janeiro. A secretária-geral da entidade, Márcia Uchôa, e o diretor de Finanças, Corinto Silveira, também participarão da excursão.  

            A viagem para Portugal será entre os dias 12 e 22 de junho. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo site da Oásis (www.oasisturismo.com.br) e pelo telefone (61) 3597-4278. Na UNACON o contato pode ser feito por meio do atendimento aos associados, no (61) 2107-5000.