Negociações não avançam

       

 


            A reunião entre a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MPOG) e a UNACON, realizada na noite de hoje, 24, não apresentou avanços em termos salariais. Um novo encontro foi marcado para a próxima quarta-feira, 30 de abril, quando a SRH apresentará respostas às solicitações feitas pela direção nacional da entidade.

            A UNACON pediu ao secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, que o governo antecipe as duas parcelas de 4% relativas ao reajuste concedido na negociação salarial do ano passado. “Queremos os 8% em julho deste ano”, solicitou o presidente da entidade, Fernando Antunes. O dirigente também pediu que a SRH/MPOG leve o adiantamento em consideração na apresentação de futuras tabelas. E que a próxima proposta apresente três classes com 13 padrões. A direção nacional apresentou, ainda, um estudo onde mostra que, atualmente, mais de 400 TFCs e mais de 700 AFCs já têm remuneração acima da tabela de subsídio proposta pelo governo.

            A SRH/MPOG entregou ao presidente nacional uma proposta do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras (SIDEC). “O sistema também vai refletir na carreira de vocês”, disse. A proposta apresentada pelo governo é a mesma entregue às carreiras do Fisco. Antes do final da reunião, Paiva informou aos dirigentes que enviou à Casa Civil um projeto de correção de diárias dos servidores federais.

            O secretário Duvanier Paiva ouviu as solicitações da entidade e se comprometeu a apresentar soluções na próxima semana. “Vou analisar tudo o que foi apresentado por vocês”, afirmou. Apesar da marcação da reunião para a próxima semana, Antunes não acredita que este encontro será resolutivo.

            Participaram da reunião de hoje o presidente da UNACON, Fernando Antunes, o vice-presidente, Carlos Pio, a secretária-geral da entidade, Márcia Uchôa, o AFC Marcelo Penna Guerra, da Secretaria do Tesouro Nacional, e o AFC Roberto Kodama, da Controladoria-Geral da União.