Secretário fala sobre classificação de grau de investimento para o Brasil

Prezados servidores,

Como é de conhecimento de todos, a agência americana Standard & Poor’s divulgou na última quarta-feira (30/4) a classificação de grau de investimento para o Brasil.

Esse não é um caminho que se constrói por acaso. A obtenção de grau de investimento resulta de muitos anos de fortalecimento do ambiente econômico e de esforço da construção institucional. Denota, em especial, o trabalho árduo, responsável, profissional e competente das nossas instituições públicas.

Nesse processo, quero destacar a importância do Tesouro Nacional e de alguns marcos anteriores fundamentais para a melhoria na classificação obtida pelo país. A criação da conta única e do SIAFI no final dos anos 80, a renegociação da dívida dos estados na década seguinte, a aprovação e implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal, a profissionalização crescente da administração da dívida pública, a credibilidade inquestionável das estatísticas divulgadas e o cumprimento, sem falhas, das metas fiscais pavimentaram, ponto a ponto, o caminho rumo ao “investment grade”.

No contexto histórico, cada um dos servidores desta instituição esteve envolvido e pode considerar-se responsável pelo resultado alcançado.

Assim, gostaria de parabenizar a todos aqueles que de uma forma ou de outra estiveram envolvidos nos esforços para essa conquista: nossos antecessores, secretários, secretários-adjuntos e demais servidores desta casa, pelo empenho, dedicação e lealdade no cumprimento da sua missão pública.

O grau de investimento, acreditem, é uma conquista de todos nós.

Cordialmente,

Arno Augustin