Mídia gaúcha noticia greve dos servidores da carreira Finanças e Controle

Os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estão em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, de acordo com o indicativo proposto pela Direção Nacional da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controles (Unacon). O movimento pode prejudicar a realização de leilões de títulos públicos e todos os repasses de verbas federais (incluindo folha de salários) e deve paralisar as auditorias e as fiscalizações do uso do dinheiro público federal.

De acordo com o presidente da Unacon-RS, Rudinei Marques, a decisão de aderir à greve é resultado dos oito meses de negociação entre a categoria e o Governo Federal. “O governo tem tratado a categoria de finanças e controle com total descaso, fazendo propostas que só contribuem para aprofundar a defasagem salarial entre a Categoria e os servidores encarregados da arrecadação federal”, diz.


Entre as demandas está a equiparação salarial plena com os servidores dos órgãos arrecadadores, como a Receita Federal. Segundo a Direção Nacional da Unacon, os salários dos servidores da CGU e do Tesouro são 15% mais baixos que os dos funcionários da Receita Federal. Esta situação tem levado muitas pessoas qualificadas a deixar a Carreira, procurando cargos mais atrativos. A Controladoria-Geral da União é o órgão responsável por fiscalizar os recursos federais repassados aos estados, municípios e órgãos federais.