CGU está em greve por todo o país – publicada às 19h05

            Os servidores da Controladoria-Geral da União continuam em greve em todo o país. O movimento, iniciado na última sexta-feira (19), tem ganhado adeptos e força a cada dia. Hoje, 25 de junho, calcula-se que 70% dos servidores, em todo Brasil, já aderiram à greve. Em assembléia realizada nesta manhã os analistas e técnicos da CGU do Pará decidiram aderir ao movimento.

            Em Alagoas a adesão é de 82% dos servidores, incluindo ocupantes de cargos comissionados. No Ceará, o movimento conta com 66% dos servidores, que permanecem mobilizados na sede da regional da UNACON. No Goiás, as atividades continuam paradas.


            No Maranhão, os analistas e técnicos participaram de assembléia nesta manhã e decidiram continuar o movimento, com reavaliações diárias, por tempo indeterminado. A direção regional da UNACON publicou no Jornal Pequeno, nota à sociedade, explicando o objetivo da greve. No estado do Mato Grosso, todos os servidores que não tem cargo comissionado estão paralisados.

            Em Minas Gerais, 81% dos servidores aderiram ao movimento grevista. Todos os dias, pela manhã, os servidores recebem, do presidente regional da UNACON, Carlos Maia, informes sobre o andamento das negociações. Na Paraíba, a adesão é de 70% de analistas e técnicos – a regional mantém os 30% exigidos em lei. Em assembléia na tarde de hoje, os chefes de núcleo assinaram documento se comprometendo a entregar os cargos comissionados, e os demais AFCs e TFCs, em solidariedade, se comprometeram a não assumir qualquer função decorrente de possíveis exonerações. No Paraná, a adesão é de 90% e a regional da entidade pendurou uma faixa em frente ao prédio do Ministério da Fazenda no estado.

            Os servidores do estado de Pernambuco participaram de assembléia na manhã de hoje e encerraram o movimento de greve no estado. No Piauí também foi realizada assembléia na manhã de hoje, onde foi decidida a manutenção do movimento de greve. 60% de AFCs e TFCs do estado estão paralisados. No Rio de Janeiro, considerando a ausência de proposta para a carreira, os servidores decidiram manter a greve após deliberação em assembléia ocorrida hoje.

            No Rio Grande do Norte, dos 34 servidores daquela regional, apenas quatro aderiram a greve. Onze encontram-se em férias ou licença e 19 participam de atividades de campo ou estão trabalhando. Em Rondônia – com adesão de quase 100% -, foi realizada assembléia nesta manhã e aprovada, por unanimidade, a continuação da greve. Os servidores aprovaram – também por unanimidade – a contraproposta apresentada ao governo pela direção nacional da UNACON. Em Roraima, a adesão é de 38%.

            Em São Paulo, foi aprovada a manutenção da greve. Em Santa Catarina, houve assembléia na manhã de hoje e os servidores decidiram manter a greve. Amanhã, às 10h, haverá nova reunião. No estado de Tocantins são realizados movimentos diários, de manhã e à tarde, com adesão maciça dos servidores da CGU local.

            Confira, abaixo, algumas fotos dos movimentos nos estados.

 

Servidores mobilizados na UNACON/Ceará

 

Notícia publicada pela direção da entidade no Maranhão

 

Analistas e técnicos da CGU/Minas Gerais

 

Faixa no Ministério da Fazenda no estado do Paraná