Regionais da UNACON informam sobre greve da CGU – publicada às 18h30

            A greve da Controladoria-Geral da União (CGU) completa hoje, 26 de junho, uma semana. Com adesão de cerca de 70% do quantitativo geral de servidores em todo o país, o movimento tem-se mostrado vitorioso durante esta importante fase da campanha salarial da categoria.

            Na Bahia, os servidores estiveram reunidos em assembléia hoje, 26 de junho, onde definiram o calendário de atividades de greve para a próxima semana. Na regional da CGU do estado as salas estão vazias. No Espírito Santo foi realizada assembléia esta manhã e decidida a manutenção do movimento de greve, que tem a adesão de 70% dos analistas e técnicos da regional. No Goiás, a grande maioria dos servidores está paralisada. Amanhã, 27, haverá reunião com aqueles que ocupam cargos comissionados, com o objetivo de fazê-los entender a importância de participar do movimento.


            A regional do estado do Maranhão promoveu reunião pela manhã de hoje. Os servidores presentes votaram pela manutenção da greve. O jornal O Estado do Maranhão e o Jornal Pequeno noticiaram o movimento de greve da CGU/MA. No Mato Grosso do Sul a adesão ao movimento aumenta diariamente. Os servidores promovem reuniões diárias, discutem as últimas informações e assinam a folha de presença do movimento. Em Minas Gerais a adesão é de 89% dos analistas e técnicos. Em assembléia realizada hoje, os servidores deliberaram a favor da manutenção da greve.

               No Pará, cerca de 35% dos servidores já aderiram a greve, iniciada ontem (25) no estado. A posição da regional é permanecer com o movimento por tempo indeterminado, até que o governo atenda às reivindicações da categoria. Na Paraíba, a greve permanece, com a manutenção dos 30% de servidores trabalhando, exigida em lei. Com exceção do chefe da CGU/PB, os demais servidores ocupantes de cargo comissionado assinaram documento entregando os cargos ontem (25) e estão apoiando a greve.

               No Paraná, dentre os detentores de cargos comissionados, apenas quatro não estão em greve. Todos os analistas e técnicos da regional – incluindo aqueles que não aderiram ao movimento – assinaram um abaixo-assinado se comprometendo a não assumir os cargos em comissão na hipótese de exoneração decorrente do exercício do direito de greve pelos atuais detentores dos correspondentes cargos no estado. Os servidores do Paraná também decidiram que não irão realizar o evento de fortalecimento – Apoio aos Controles Internos Municipais, que abrangeria 26 municípios da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do estado, com previsão de 70 participantes. O evento teria início na próxima segunda-feira (30 de junho).

               No Rio de Janeiro também foi mantida a greve, com adesão de cerca de 70% dos servidores da regional da CGU. No Rio Grande do Norte, foi deliberada e mantida a continuidade da greve. Em Rondônia, a adesão ao movimento é de 94%. Em São Paulo, o movimento de greve será mantido, assim como os grupos de trabalho que vêm debatendo temas de importância para a carreira. Em Tocantins, a mobilização é realizada em frente à sede da CGU no estado.

               Confira, abaixo, as fotos do movimento nos estados.

 

CGU/Pará: servidores cruzam os braços

 

Mobilização em frente à Controladoria, no Tocantins

 

Servidores da CGU/RN que aderiram à greve

 

Salas vazias na Bahia