Recompras do Tesouro Direto estão mantidas apesar de greve, diz ministério

As operação de recompra de títulos do programa Tesouro Direto estão mantidas, apesar da greve dos servidores da Secretaria do Tesouro Nacional. Segundo informações do Ministério da Fazenda, os investidores podem revender os títulos ao Tesouro todas às quartas-feiras, como é feito habitualmente. No entanto, a venda de novos títulos públicos do programa foi interrompida.

O programa Tesouro Direto, pelo qual são vendidos títulos públicos para pessoas físicas pela internet, superou a cifra de R$ 128 milhões em janeiro deste ano. Criado em janeiro de 2002, o programa atingiu a marca de 100 mil investidores em novembro do ano passado.

A paralisação dos servidores do Tesouro Nacional já fez o governo adiar por tempo indeterminado a divulgação dos números da dívida pública. De acordo com o Ministério da Fazenda, uma nova data só será definida de acordo com a movimentação dos leilões de títulos da dívida.


 Greve

Nesta quarta-feira (25), os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) decidiram começar oficialmente uma greve, em conjunto com os os servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF).

 

Os servidores já realizavam paralisação desde o meio da semana passada, aguardando uma resposta do governo que, de acordo com o presidente nacional da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Fernando Antunes, não aconteceu.

Segundo Antunes, é hora de a categoria mostrar sua importância ao governo. “Não é possível que o Lula não consiga enxergar o valor da CGU e da STN”, afirmou. A Unacon informou que os grevistas participarão de manifestação na quinta-feira em frente ao Ministério da Fazenda. A categoria reivindica equiparação de salários com os funcionários da Receita Federal.