Fernando Antunes conversa com servidores do Tesouro

       

 


            Os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) participaram de reunião com o presidente nacional da UNACON, Fernando Antunes, na manhã de hoje, 7 de julho. Durante o encontro o dirigente sindical passou informes sobre os rumos da campanha salarial da categoria.

            Antunes iniciou a conversa criticando a postura tomada pelo governo nas últimas semanas. O presidente da UNACON destacou que o prazo estipulado para a conclusão das negociações – 4 de julho – não era verdadeiro. “O Ministério do Planejamento se utilizou de um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que não existia para acelerar o fechamento de acordos”, informou. O dirigente acrescentou que, em relação ao Termo de Acordo da carreira Finanças e Controle, não houve nenhum avanço. “O governo não está respeitando uma decisão tomada em assembléia, que foi a aprovação da proposta oferecida”, ressaltou.

            De acordo com o presidente da UNACON a direção da entidade manterá a luta, visto que o governo não tem demonstrado que irá cumprir acordo com a carreira. Na próxima quarta-feira, 9 de julho, às 9h, será realizada assembléia no Tesouro Nacional para definição das próximas ações.

            Progressão piramidal

            Os servidores da STN também debateram o sistema de progressão piramidal, que vem sendo utilizado pelo governo para algumas carreiras. De acordo com Fernando Antunes, o assunto não foi debatido com nenhum dos dirigentes sindicais nos acordos que vêm sendo concluídos. “Nada foi acordado com nenhuma entidade”, destacou.

            A UNACON é contrária ao modelo de promoção piramidal, pois traz muitas dificuldades para a progressão de servidores. “Este modelo representa um engessamento da carreira”, afirmou Antunes.

            Em votação unânime, os servidores do Tesouro Nacional se mostraram contrários ao sistema.