Fernando Antunes se reúne com Comissão de Representantes

       

 


            O presidente nacional da UNACON, Fernando Antunes, e a Comissão de Representantes dos Servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estiveram reunidos na manhã de hoje, 23 de julho, para conversar sobre a Medida Provisória com os reajustes da categoria. O tema foi debatido ontem (22) entre o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, e representantes sindicais de diversas categorias de servidores federais. A secrtária-geral da entidade, Márcia Uchôa, participou da reunião no Tesouro.

            Antunes deu início à reunião fazendo um relato sobre o encontro com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MPOG). O presidente da UNACON e a Comissão debateram cinco temas: a data da edição da Medida Provisória, a vigência dos acordos, o desconto dos dias parados, a questão da dedicação exclusiva dos servidores, e a aplicação do sistema piramidal para as carreiras.

            Medida Provisória e vigência

            Antunes reafirmou o que foi dito ontem na reunião com a SRH/MPOG: a expectativa é que as duas Medidas Provisórias que vêm sendo elaboradas pelo governo sejam editadas no início do mês de agosto, mas que o governo não tem compromisso com nenhuma data. Em relação à vigência do reajuste, o presidente da UNACON afirmou que a data da vigência dos acordos será a de 1º de julho.

            Corte de ponto

            O desconto na folha de pagamento dos servidores referente aos dias de paralisação e greve vem sendo tratado pela UNACON com a direção da STN e da Controladoria-Geral da União. A Direção Nacional da entidade protocolou carta no dia 18 de julho solicitando ao secretário Arno o adiamento da decisão de cortar o ponto dos AFCs e TFCs do órgão agora. Hoje à tarde a direção da entidade e a membros da Comissão de Representantes tentarão conversar com Augustin sobre o assunto e buscar o adiamento da decisão.

            Dedicação exclusiva e sistema piramidal

            De acordo com o relato do presidente da UNACON, o secretário Duvanier Paiva não se pronunciou sobre os temas dedicação exclusiva e sistema piramidal na reunião de ontem. Apesar de os assuntos terem sido discutidos na Mesa pelos representantes sindicais que participaram do encontro, o governo não emitiu opinião sobre os temas. “Todas as entidades estão unidas e vamos brigar contra isso dentro do Congresso Nacional”, concluiu Antunes.