Luiz Navarro conversa com servidores

            O secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro, conversou com os servidores da CGU do Rio Grande do Sul na última quinta-feira, 16 de julho. No encontro – que foi mediado pelo presidente da UNACON Regio, Rudinei Marques – foram tratados assuntos de interesse da carreira Finanças e Controle. O secretário esteve no estado para participar de um evento do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público.

 


            Navarro iniciou a reunião com uma explanação sobre o trabalho desenvolvido pela CGU nos últimos anos, os avanços neste período e os desafios que o órgão tem pela frente. Em seguida, Rudinei Marques agradeceu a oportunidade do diálogo e apresentou uma lista de questionamentos que centraliza as preocupações dos servidores no anseio pelo fortalecimento da carreira e consolidação do papel da Controladoria.

 

            Os principais temas abordados no documento são a reestruturação da carreira; licença-capacitação; Edital de Consulta; condições de trabalho dos servidores; horário flexível; remoção/permuta; e dispensa para atividades sindicais. Durante o encontro, o secretário-executivo ouviu e respondeu aos questionamentos feitos pelos analistas e técnicos. Segundo Navarro, a expectativa é que o Grupo de Trabalho da CGU ajude a solucionar os problemas que envolvem os cargos do órgão. Rudinei Marques apresentou as dificuldades enfrentadas pelos analistas e técnicos e salientou a necessidade de reestruturar a carreira. O dirigente citou como exemplo o aumento salarial obtido pelos TFCs na última negociação. “Trata-se de uma situação extremamente constrangedora que precisa ser urgentemente solucionada”, avalia o dirigente.

 

            A consulta feita aos AFCs e TFCs do estado para escolha da nova chefia também foi debatida. O presidente da Comissão Consultiva, Luciano Turin, apresentou os aspectos do Edital de Consulta para Navarro. O secretário mostrou-se compreensivo em relação à iniciativa dos servidores. Segundo Rudinei Marques, a ausência de objeções, a princípio, trouxe muito otimismo aos analistas e técnicos em relação aos desdobramentos do pleito. Luiz Navarro esclareceu, ainda, que serão realizadas mudanças nas regras para a próxima auditoria de gestão, bem como para o concurso de remoção, e afirmou que equipamentos mais modernos serão adquiridos. O secretário também explicou aos servidores que a suspensão dos cursos a distância e de idiomas no país é temporária, até a regulamentação da matéria.

 

            De acordo com o secretário, é improvável que a jornada de trabalho de 35 horas seja implementada, mas é possível avançar na discussão da flexibilização da jornada e do banco de horas. Por fim, o presidente da UNACON do Rio Grande do Sul entregou ao secretário uma proposta de portaria que estabelece normas para a participação dos servidores nas atividades sindicais. Navarro disse que a proposta prevê um número excessivo de liberações, mas que existe a possibilidade de avançar nos debates sobre o assunto.

 

            Para ler o documento apresentado ao secretário-executivo na íntegra, acesse a área restrita aos associados.