CGU vai notificar 4 mil servidores que não prestaram informações sobre parentesco

      A Controladoria-Geral da União (CGU) vai notificar, nos próximos dias, 4.332 servidores públicos que não informaram se têm parentes até o terceiro grau ocupando cargos na administração federal. O prazo para preencher e enviar o formulário à CGU encerrou-se na segunda-feira (21).

      Quem não fez a declaração ou prestou informação falsa pode responder a processo administrativo disciplinar. O Decreto Presidencial 6.906, de 22 de julho, determinou que ministros e ocupantes de cargos de natureza especial e de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) prestassem esclarecimentos sobre vínculo familiar no Executivo.

      Com os dados fornecidos pelos servidores, a CGU fará uma análise sobre a existência de possíveis casos de nepotismo na administração federal, proibido desde a edição de súmula do Supremo Tribunal Federal (STF).

      O levantamento da CGU mostra que 16.576 comissionados ou funcionários de confiança prestaram as informações, equivalente a 80% do universo de 20.908 servidores ocupantes desse tipo de cargo.