Secretário-Geral do Fórum das Carreiras Típicas de Estado visita Entidades

  O Conselho Deliberativo da UNACON está reunido em Brasília, entre os dias 12 e 14 deste mês, com objetivo de aprovar a ata da reunião de Recife, analisar as contas e discutir a proposta do novo estatuto.

  Ontem, a primeira parte do encontro teve a participação do secretário-geral do Fórum das Carreiras Típicas de Estado, Roberto Kupski. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre os objetivos do FONACATE e descartar a idéia de substituição de representatividade. “O fórum não pretende ocupar o lugar das entidades representativas das carreiras. Mas reunir esforços em torno do que é comum a todas”. Kupski disse que isso integra a utopia do Fórum de se tornar uma central sindical das carreiras típicas de Estado. Ele também destacou as questões previdenciárias como prioridade. “Não é bom para o serviço público que os servidores façam concurso para uma carreira já pensando em migrar para outra por causa das incertezas na hora da aposentadoria”, disse. “Nossa principal luta deve ser pela integralidade e paridade para que isso não aconteça”. O secretário encerrou o discurso falando da importância e da responsabilidade das entidades fundadoras, destacando o papel da UNACON. “Como representante da carreira de finanças e controle, ela (UNACON) faz parte do Fórum desde o início e tem trabalhado para fortalecê-lo”.


  O presidente da UNACON/SINATEFIC, Carlos Aberto Pio, deu início aos trabalhos com a convocação do membro mais antigo para assumir a presidência da mesa. Como não houve aceitação de nenhum dos qualificados, Pio propôs que um dos membros fosse indicado a assumir o cargo. Para presidir e dar encaminhamento aos trabalhos foi escolhido Estevam Henrique Barbosa.

  Ainda pela manhã, os integrantes do Conselho discutiram ajustes na pauta e ouviram relatórios sobre os andamentos dos grupos de trabalho que tratam da reestruturação da carreira, do horário flexível e da Lei Orgânica.

  A segunda metade do primeiro dia foi dedicada ao debate sobre a proposta dos novos estatutos e apresentação das contas. A atual diretoria apresentou os documentos de comprovação, mas o colegiado decidiu votar a aprovação na próxima reunião.