Reunião avalia encontro com secretários da CGU

Ontem, 19/01, os representantes da UNACON SINDICAL, ASSECOR, SINAL e SINDTBACEN estiveram reunidos, em Brasília, para avaliar o encontro com os secretários, Luiz Navarro e Valdir Agapito da Controladoria-Geral da União. De acordo com os líderes sindicais, o saldo da conversa foi positivo, porque provocou uma movimentação dentro dos órgãos envolvidos: Banco Central, CGU, Ministério do Planejamento e Orçamento e Secretaria do Tesouro Nacional.

Segundo o presidente da UNACON SINDICAL, Carlos Alberto Pio, o trabalho desenvolvido pelos sindicalistas está apenas no começo, mas já apresenta alguns resultados favoráveis. “Eu creio que a união de pessoas que trabalham em favor, não apenas dos servidores, mas da qualificação e modernização do serviço público, representa um avanço no conceito de movimento sindical”, analisou. Carlos Pio voltou a defender uma mobilização das carreiras para a questão salarial dos técnicos. Para o presidente da UNACON SINDICAL, a reivindicação é justa porque houve perdas e há necessidade de recuperação. “Embora o governo afirme que ainda não está negociando salários, não podemos ficar paradas esperando. Nós temos que empregar esforços para garantir melhor remuneração para os técnicos; sejam eles da ativa, aposentados ou pensionistas. Nós queremos a aplicação da paridade”, concluiu.


“Essa reunião foi dedicada à definição de estratégias, de como vamos agir para que possamos alcançar nossos objetivos. Para isso, nós precisamos ser profissionais, planejar para depois executar o que foi pensado”, esclareceu o presidente do SINDTBACEN, Antônio Maranhão. “Temos que avaliar cada passo dado”, disse. Maranhão também afirmou que os técnicos do Banco Central estão acompanhando o trabalho e as negociações por meio de notificações eletrônicas.

O presidente do SINAL, Sérgio Belsito, disse que o diálogo intersindical tem evoluído bastante e que é fundamental às conquistas dos servidores. “O governo tem adotado a prática de negociar em bloco, sendo assim, nós precisamos nos unir”. Belsito revela-se otimista quanto aos resultados, “O trabalho que estamos desenvolvendo é de longa data, planejado, firme, determinado a conseguir. O governo tem um compromisso conosco desde a campanha de 2005. Nós acreditamos que, até o final deste mandato, o problema será resolvido”.

“Fundamentalmente a estratégia está correta. Havia algumas indecisões sobre o momento de adotar algumas ações, que é bastante natural, mas que já foram resolvidas”, informou o presidente do SINAL/DF, Paulo de Tarso Colovi. Ademais, ele disse que, entre outras coisas, o trabalho visa convencer alguns setores da Casa Civil que são resistentes à proposta de nível superior aos técnicos.

Segundo a secretária-geral da UNACON SINDICAL, Márcia Uchôa, há previsão de uma reunião com o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, para próxima segunda-feira, que deverá ser confirmada até o fim desta semana.

Além dos citados, esteve presente o presidente da ASSECOR, Antônio Magalhães.