Qualidade de vida e maior produtividade são os benefícios

O que é horário flexível?

A possibilidade de compor uma janela dentro de expediente que atenda as necessidades do órgão e dos servidores; é a harmonia entre as necessidades cotidianas e a jornada de trabalho. Isso é horário flexível.


Quando começaram as discussões sobre o tema?

Já em 2008, quando ingressei na Carreira, havia algumas discussões. Antes, quero dizer que eu venho de um órgão, TCU, onde essa prática é usual com muito sucesso foi um processo de construção; em função desse usufruto eu trouxe uma colaboração de quem vivenciou essa experiência.  As discussões na CGU começaram primeiramente em fóruns abertos em espaço virtual, mas depois, com a ajuda da UNACON, foram estabelecidas reuniões e depois a criação de um grupo propositivo.

Você acha que o horário flexível torna a Carreira mais atrativa? 

Claro.  O TCU tira valores da CGU que estão em busca dessa qualidade de vida. Nós estamos propondo um caminho inverso para esses servidores, trazer essa qualidade de vida para CGU, para reter esses talentos.

Qual é a opinião dos servidores?

A maioria é favorável, colhemos mais de 1,1 mil assinaturas em apenas de quatro dias, conseguimos uma adesão ampla e plural.

Como os servidores entendem isso?

Essa é uma alternativa. Mas o que nós vemos é uma total insatisfação com o modelo atual, principalmente daqueles que enfrentam o trânsito na hora do almoço, que não conseguem uma alimentação adequada e dos que têm que levar os filhos na escola.

Vocês reivindicam a redução da carga horária de 40 horas?

Em momento algum nós propomos à redução; estamos conscientes da legislação e impossibilidade jurídica e que uma jornada pela qual se consiga dividir as atividades presenciais com aquelas que podem ser executadas fora do ambiente do órgão já é suficiente.

Quais são os pontos principais da proposta feita pelo grupo de trabalho?

a.     Preservação das 40 horas semanais.

b.     Flexibilização da jornada de 07 até as 20horas para que seja montada uma escala de trabalho, que permita inclusive dois turnos, que poderiam ser montados de várias maneiras, de acordo com o entendimento do órgão e dos servidores.

c.     Das 40 horas semanais: 35 dentro do ambiente organizacional ou fora e as outras cinco horas em atividade não presencial, que podem ser desenvolvidas em regime de home office. Nós trabalhamos com conhecimento: informação e produção de informação. Nós podemos, mesmo em casa, ter acesso ao conteúdo necessário para o desenvolvimento de um trabalho ou a produção de um relatório em um ambiente mais introspectivo, graças à mobilidade do material com que trabalhamos.  Isso é: apropriação de 12, 5% da jornada semanal.

D. Homogeneidade no tratamento de carga horária dos servidores. Todos ficarão em um patamar mínimo de 5 horas de atividades em regime de home office.

O horário flexível é uma proposta que vai em direção à qualidade de vida?

Totalmente, os principais objetivos são uma melhor qualidade de vida e melhor desempenho para instituição. A descontinuidade das atividades, promovida pelo horário de almoço, traz prejuízos ao trabalho. Existem fatores que atrapalham o retorno: o estresse no trânsito, problemas pessoas e outros. Tudo isso implica diretamente na produtividade do servidor.

Como as chefias poderão trabalhar os 12,5% da jornada semanal, que ficará destinada às atividades não presenciais?

Nós deixamos, em nossa proposta, a possibilidade para que cada chefia administre esse percentual de horas, fazendo a gestão. O importante é que fique destinado às atividades fora do ambiente organizacional.

Como serão as metas de trabalho?

Essa proposta é um passo para que se amplie o trabalho com resultado. A sociedade quer isso do serviço público, melhor resultado com custos menores. As metas vão sendo ajustadas de acordo com as necessidades de cada chefia.

Esse percentual de horas poderá ser utilizado em atividades de capacitação?

Sim, porque é um benefício à instituição, que terá um profissional mais qualificado, e isso certamente melhorará a qualidade dos trabalhos apresentados.

O que é banco de horas?

É uma forma de compensação objetiva da carga horária; menos onerosa, já que dispensa pagamento de horas-extras e evita a subjetividade.  Ele trabalha com uma margem de saldo positivo e negativo, para que a organização possa gerenciar. É uma forma de trabalhar os picos e os vales de demanda.

 A automação do controle de horas é importante?

Para fazer um banco de horas é fundamental que haja automação do controle de entrada e saída dos servidores; que não representa uma imposição, mas a possibilidade de um gerenciamento do horário e da produtividade. Tanto que, a partir da automação, relatórios e estatísticas podem ser produzidos.

Como a UNACON SINDICAL tem participado?

Ela tem dado todo apoio de entidade sindical, o que é o esperado. Ela tem viabilizado os encontros, com certeza tem trabalhado favoravelmente.