Lideranças sindicais defendem exigência de nível superior para técnicos

O grupo formado pelas lideranças sindicais da Controladoria-Geral da União, Secretaria do Tesouro Nacional, Banco Central e Ministério do Planejamento Gestão e Orçamento esteve reunida (28/01) com o diretor de Administração do BC, Anthero Moraes Meirelles, para pedir apoio ao trabalho desenvolvido visando à reestruturação das carreiras desses órgãos. Os sindicalistas apresentaram argumentos em favor da modernização do serviço público por meio da capacitação e qualificação dos servidores.

A proposta que prevê exigência de nível superior aos técnicos foi bem recebida pelo diretor. Ele afirmou ser favorável e que a Direção do Banco vê com bons olhos medidas que visam o aprimoramento daqueles que exercem função, muitas vezes estratégicas, no serviço público. “A Direção já se manifestou favoravelmente à modernização, tendo duas funções de nível superior”, falou. Meirelles seguiu dizendo que as carreiras típicas de Estado precisam ser fortalecidas, tornando-as cada vez mais independentes e prontas e exercer os serviços requeridos pela União. “As atribuições do Estado passam a exigir formação superior”, apontou. “Educação deve ser entendida como parte da infra-estrutura do país”.  O diretor disse também que a mobilização dos sindicatos é importante não apenas para os servidores, mas principalmente para sociedade, que colherá os frutos desse trabalho e de uma gestão mais eficiente. Anthero terminou dizendo que fará o possível para acelerar os encaminhamentos.


O presidente do SINDTBACEN, Antônio Maranhão e a secretária-executiva da UNACON SINDICAL, Márcia Uchôa, pediram que a Direção do BC ajudasse nas negociações junto a Secretaria do Tesouro Nacional, único órgão que ainda não recebeu o grupo. De acordo Maranhão, a mobilização dos servidores, dos sindicatos e dos órgãos é essencial para que o processo caminhe até o Congresso Nacional dentro dos prazos. “Nós estamos trabalhando em conjunto no processo de reestruturação das carreiras; nós queremos resolver tudo antes dos óbices da lei”, afirmou Maranhão.

O secretário-executivo do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira, respondeu ao pedido dos sindicalistas dizendo que há um apoio institucional. “O que é preciso agora é dar rapidez as articulações”.

O presidente da UNACON SINDICAL, Carlos Alberto Pio, do SINAL, Sérgio da Luz Belsito, da ASSECOR, Antônio Magalhães e os representantes do SINDISEP/DF, Niraldo Eccard, Gilmar Luis Lang e do SINDTBACEN, João Porto estiveram presentes à reunião.