Senado quer aumentar idade de dependentes para declaração de IR

      A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprecia nesta quarta-feira (7) o PLS 145/09, de autoria do senador Neuto de Conto (PMDB/SC), que eleva de 21 para 28 anos a idade dos dependentes cujas despesas podem ser deduzidas do Imposto de Renda. O projeto também prevê que as deduções podem continuar até os 32 anos, caso o dependente ainda esteja estudando em faculdade ou em escola técnica de ensino médio. A relatora da matéria é a senadora Marisa Serrano (PSDB/MS).

     Neuto de Conto justificativa no projeto que atualmente a idade de dependência dos filhos não termina mais logo após os vinte anos, mas ao redor dos trinta anos. Ele argumenta que uma das razões desse fenômeno é a maior exigência em relação à qualificação dos trabalhadores, que os obriga a ampliar sua vida acadêmica e, portanto, a retardar seu ingresso no mercado de trabalho.  

     O projeto ainda terá de ser votado em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se for aprovado na CAE, o texto deverá ser enviado à Câmara dos Deputados, mas poderá ainda ir ao plenário do Senado caso haja requerimento neste sentido.