Entidades reunidas manifestam apoio ao projeto de modernização

Os representantes da UNACON e do UNACON SINDICAL, SINTBACEN, SINAL e SINDSEP estiveram reunidos para elaborar documento pelo qual pretende reafirmar posição favorável ao encaminhamento do projeto de lei, que prevê modernização das carreiras do Banco Central, Controladoria-Geral da União, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, proposto pela da SRH. O texto deve seguir ao Congresso Nacional após parecer da casa civil.

A iniciativa das entidades visa assegurar continuidade das negociações. De acordo com o presidente do SINTBACEN, Antônio Maranhão, é importante que o projeto cumpra os prazos legais, mesmo sem todas as reivindicações contempladas nos diversos Grupos de Trabalhos. “Nós demos apenas o primeiro passo”, afirmou. “O que está encaminhado neste primeiro momento, é apenas a parte que não tem impacto orçamentário, mas é o primeiro passo para garantir que os demais itens como: como tabela salarial, mudança dos nomes dos cargos e definição das atribuições sejam levados logo em seguida. Já está acertado na SRH que tão logo o PL chegue ao Congresso, será restabelecida a mesa de negociação para a discussão dos pontos pendentes e construção de um memorial com termo de compromisso a ser assinado pelo governo por meio dos representantes das Instituições e da SRH/MP e das entidades representativas dos servidores, de maneira que, seja quem for o governo eleito nas próximas eleições deste ano, seja assegurada a continuidade das negociações das pendências dos GTs e garantir a campanha salarial do ano que vem. Maranhão destacou a necessidade de apoio à proposta. “As negociações não vão parar”.


O presidente do UNACON SINDICAL e da UNACON, Carlos Alberto Pio, pediu comprometimento dos servidores, que precisam entender a relevância do projeto. Ele teme que o não encaminhamento possa trazer sérios prejuízos aos técnicos e analistas e valoriza os trabalhos desenvolvidos pelos grupos de trabalho. “Nós abrimos um canal para outras conquistas, que não pode ser fechado agora”, abordou. “O texto poderá ter emendas posteriormente”.  Carlos Pio reafirmou a visão da UNACON e do UNACON SINDICAL com as questões da Carreira de Finanças e Controle. “Nós trabalhamos pelos técnicos e analistas da CGU e STN, aposentados e da ativa. Nenhuma das reivindicações será desprezada”.

Estiveram presentes a reunião, além dos citados, o presidente do SINAL, Sérgio Belsito, os diretores do UNACON SINDICAL e da UNACON, Márcia Uchôa e Corinto Silveira, representantes SINDISEP/DF Gilmar Luiz Lang e o SINTBACEN, João Porto.