Negociação com reajuste zero

Ascom/Unacon/Com informações do Sinal – 30/08/2011

     A reunião com o secretário de recursos humanos do MPOG, Duvanier Ferreira Paiva, adiada duas vezes, finalmente aconteceu ontem, mas a resposta às reivindicações das carreiras do
Ciclo de Gestão (do qual faz parte o UNACON SINDICAL) e do Núcleo Financeiro, infelizmente, foi desastrosa.
 
     No encontro, o secretário deveria apresentar resposta à elevação dos salários das carreiras a 90,25% do teto do funcionalismo; à fixação do salário do Técnico em 66,6% do salário do Analista; e à implementação das medidas em janeiro de 2012. Porém não veio.
 
     Duvanier alegou que a crise internacional e o reduzido espaço orçamentário para aumentar salários no próximo ano levaram o Governo a privilegiar o cumprimento de acordos com cinco carreiras ainda não atendidas em suas demandas.
 
     Lembrou, ainda, que, apesar de o Governo ter gasto R$ 38 bilhões com a reestruturação de 48 carreiras, envolvendo 1,3 milhão de servidores, alguns ainda não haviam sido contemplados minimamente, caso das cinco carreiras.
 
     As entidades, então, expressaram descontentamento de formas diversas. Duvanier , no entanto, afirmou que a decisão era definitiva e que a planilha do anexo 5 da Lei Orçamentária Anual (LOA), onde é lançada a previsão de gastos com servidores, estava fechada e seria encaminhada amanhã ao Congresso Nacional.
 
     Foi argumentado, durante o encontro, que a crise não é a mesma de 2008 e que seu tamanho ainda é desconhecido, razão pela qual é prematuro sacrificar o poder aquisitivo dos servidores em nome de um desnecessário ajuste fiscal.
 
     Duvanier disse ainda não poder assumir qualquer compromisso com base na expectativa otimista de superação da crise, que ele compartilha. Além disso, não haveria tempo, pois o prazo para o envio da LOA ao Congresso Nacional expira amanhã (hoje).
 
     O secretário disse que a negociação permanente está assegurada. Os debates deverão começar em setembro, com conclusão prevista para março de 2012. A primeira rodada de negociação já está agendada para o dia 8 de setembro.