Protesto no feriado

Brasília e outras 18 cidades serão palco de manifestações em defesa do CNJ, a favor da validade da Ficha Limpa e contra o voto secreto

A indignação contra os malfeitos e desmandos das autoridades vai tomar conta das ruas das cidades brasileiras no feriado da próxima quarta-feira. O grupo brasiliense Movimento contra a corrupção promove na capital e em outras 18 cidades uma marcha para reivindicar a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, ainda aguardando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF); o fim do voto secreto; e a continuidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Como nas últimas manifestações, a mobilização começou pelas redes sociais. Em Brasília, o grupo vai se reunir a partir das 10h em frente ao Museu Nacional e caminhará até o STF.


Apesar de ser uma manifestação apartidária, o grupo organizador do protesto recebe apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). De acordo com uma das líderes do movimento, Luciana Kalil, as entidades ajudam na divulgação, mas não há contribuição financeira. A marcha do próximo dia 12 também uniu movimentos como o Dia do Basta; Brasil Unido contra a Corrupção; Movimento Apartidário contra a Corrupção; Caras Pintadas; Ética Já — Por um Brasil livre dos corruptos; Faxina Brasil; e o #nasruas.

Depois de reunir cerca de 30 mil pessoas na marcha contra a corrupção na Esplanada em 7 de setembro, o grupo agora espera angariar ainda mais manifestantes. “Desta vez, divulgamos muito com panfletos, não ficamos só nas redes sociais”, comentou Luciana, que coordena o MCC ao lado de outras 50 pessoas. Na página do grupo no Facebook, 17.645 internautas confirmaram presença no ato até as 19h55 de ontem, dos quais 617 alunos do ensino médio de Brasília.

Além dos tradicionais cartazes, faixas e camisetas, que podem ser compradas na hora, o MCC levará para a II Marcha contra a corrupção, 200 vassouras verde-amarelas, usadas em uma ação da ONG Rio de Paz, em parceria com o grupo brasiliense, em frente ao Congresso. “Faremos uma lavagem simbólica do percurso da marcha”, disse Luciana.

Saiba mais

 Como participar da II Marcha contra a corrupção
 Data: 12 de outubro
 Local: em frente ao Museu Nacional
 Horário: 10h
 Percurso: do Museu Nacional ao Supremo Tribunal Federal
 Traje: roupa preta

Fonte: Agência Câmara de Notícias – 07/10/2011