Nota à sociedade baiana

Hoje, 10/11/11, faz um ano que foi deflagrada a Operação Carcará da Bahia, onde foram investigados fraudes e desvios de recursos públicos nas áreas de merenda escolar, compra de medicamentos e obras públicas. Neste primeiro aniversário temos um motivo para comemorar e outro para continuar lutando por mudanças.

É visível a crescente articulação dos órgãos de combate à corrupção, seja no plano nacional, seja aqui no Estado da Bahia. Neste caso da Carcará, observou-se um trabalho conjunto entre a Polícia Federal – PF, a Controladoria Geral da União – CGU e o Ministério Público Federal – MPF. Se o crime é organizado, cabe às Instituições do Estado também agirem de forma coordenada.

Por outro lado, poucos dias após a prisão, todos os gestores municipais foram soltos. E como o processo ainda tramita em segredo de justiça, a população continua impedida de saber o que de fato ocorreu. Mais uma vez, o Judiciário não tem sido capaz de responder e proteger o legítimo direito do contribuinte à boa e regular aplicação dos seus impostos.