Criação de lei orgânica da CGU reivindicada pela UNACON repercute na Câmara

Com informações da Agência Câmara – 28/11/2011

      O pedido de criação de uma lei orgânica para a Controladoria-Geral da União (CGU) encaminhado pelo UNACON Sindical foi entregue no último dia 24 ao presidente da Câmara, Marco Maia.
 
      O presidente da entidade, Rudinei Marques, lembrou que a proposta para a regulamentação do funcionamento da CGU está pronta há anos, mas até agora não foi enviada pelo governo federal para a apreciação do Congresso Nacional. Marques afirmou que essa lei daria mais segurança, autonomia e independência ao órgão que fiscaliza as ações do Poder Executivo.
 
      Após reunião no gabinete do presidente da Câmara, Rudinei Marques disse que Marco Maia se comprometeu a avaliar junto ao governo o que pode ser feito quanto às reivindicações da entidade.
 
      O presidente do UNACON Sindical também relatou a Marco Maia o descontentamento dos servidores da CGU e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com o Projeto de Lei 2203/11, que trata da reestruturação de várias carreiras ligadas ao Poder Executivo.
 
     Segundo Rudinei Marques, o texto é muito amplo e não contempla as reivindicações da categoria. Para ele, o ideal seria que o projeto, que atualmente é avaliado pela Comissão de Trabalho da Câmara, voltasse para o Ministério do Planejamento para reformulação.


     Também participaram da reunião com o presidente da Câmara, o vice-presidente do UNACON Sindical, Márcia Sales Uchôa, o secretário- Executivo, Daniel Xavier Lara, o diretor de Finanças, Filipe Leão Marques, o diretor de Relações Públicas, Júlio Domingues Possas, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Roberto Kodama.