Entidades de classe preveem cenário de conflito

Reunidas na tarde desta terça-feira no Auditório da CONDSEF, em Brasília, dezenas de entidades de classe dos servidores públicos federais avaliaram o cenário político-econômico com vistas à campanha salarial e outras demandas dos servidores para 2012. Representando o UNACON Sindical, estivem presentes Rudinei Marques e Filipe Leão.
Foi consenso entre as entidades que o governo federal vem batendo recordes de arrecadação, e incrementa o superávit primário em detrimento da reposição salarial dos servidores. Consensual, ainda, foi a avaliação de que a conjuntura aponta para um cenário de conflitos, caso o governo Dilma não acelere o processo de negociação com as categorias.
Dentre os eixos prioritários definidos para a Campanha Salarial de 2012, destacam-se: a rejeição a qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; a necessidade de uma política salarial permanente, com reposição inflacionária; a supressão do artigo 78, da LDO, que define o prazo até 31/08, para encaminhar Projetos de Lei que reestruture carreira e conceda qualquer tipo de reajuste. Foi definido, ainda, um calendário de mobilização nacional e a reativação da “Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público Federal”.