Servidores da sede aprovam indicativo de paralisação

Em concorrida Assembleia Geral realizada na manhã desta quinta-feira, no auditório do Edifício Darcy Ribeiro, sede nacional da Controladoria-Geral da União, Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, em resposta à convocação do UNACON Sindical, reuniram-se para avaliar a campanha salarial da categoria e deliberar sobre os indicativos de mobilização para a próxima semana. Pela Diretoria Executiva Nacional estiveram presentes Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão, Roberto Kodama e Daniel Lara.

 


Marques abriu a Assembleia afirmando ser fundamental intensificar a mobilização. “Estamos dialogando com o Governo desde 2011, quando realizamos 8 reuniões totalmente inócuas com o Planejamento. Em 2012, foram mais 4 reuniões sem qualquer avanço. A janela orçamentária está fechando. Corremos o risco de mais quatro anos sem reajuste. Até agora nenhuma das carreiras de Estado recebeu qualquer sinalização positiva. Ao contrário, publicações recentes do Correio Braziliense e The Economist ‒ que certamente tiveram influência do Planalto ‒ revelam as intenções do Governo de promover um longo congelamento salarial, e isso nós não vamos aceitar calados”, disse.

 

Submetidos à deliberação plenária os indicativos de mobilização foram amplamente referendados. O primeiro, de paralisar toda e qualquer atividade a partir das 14h do dia 26 de junho, visando demonstrar a insatisfação da categoria com o andamento das negociações salarial, foi aprovado por 92% dos presentes no momento da votação. Já o segundo indicativo, de não acessar os sistemas corporativos (ATIVA, SGI, CGUPAD, SIAFI, SIDOR, SAC, SISTN, etc.) nos dias 27 e 28 de junho, foi aprovado por 75% dos presentes no momento da votação.

 

À tarde será realizada Assembleia no Tesouro Nacional. Depois disso, e com os resultados dos Estados, até sexta-feira, às 15h, a DEN totalizará o resultado e comunicará a decisão soberana da categoria.

 

Ao final do encontro, foi reforçado o chamamento para que todos os servidores estejam presentes ao ato público das carreiras de Estado, a realizar-se no próximo dia 28 de junho, a partir das 14:00h, em frente ao Ministério do Planejamento, Bloco “K”.