Secretário executivo do Unacon Sindical participa da abertura de Encontro de Corregedorias das IFES, na UnB

Daniel Lara integrou cerimônia na condição de corregedor do Ministério da Educação. Evento também contou com a participação da secretária-executiva da CGU, Eveline Brito

O secretário executivo do Unacon Sindical e corregedor do Ministério da Educação, Daniel Lara, participou, na última terça-feira, 3 de junho, da mesa de abertura do Encontro de Corregedorias das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), realizado na Universidade de Brasília (UnB). Ao lado da secretária-executiva da Controladoria-Geral da União (CGU), Eveline Brito, Lara destacou a relevância do evento para o fortalecimento do sistema correcional no âmbito da educação pública federal.

Promovido pela CGU, o encontro reuniu, de 3 a 5 de junho, mais de 200 profissionais da área de correição de todo o país para debater desafios, compartilhar boas práticas e explorar inovações voltadas à atuação das unidades correcionais nas instituições federais de ensino.

Daniel Lara enfatizou a importância de uma abordagem específica para o “microssistema correcional da educação”, que compreende as corregedorias das universidades e institutos federais. “Esse encontro tem como objetivo trazer orientações específicas para esse grupo de corregedorias, que compõem um microssistema próprio, com realidades muitas vezes semelhantes. A CGU, ao promover o evento, demonstra uma atenção especial a essas unidades. A Corregedoria do MEC, por sua vez, tem uma responsabilidade central nesse contexto, já que cabe ao ministro da Educação decidir sobre processos administrativos contra dirigentes máximos das instituições de ensino, seja para a instauração ou para o julgamento de um processo administrativo disciplinar. Cabe à Corregedoria do MEC a responsabilidade pela instrução processual, de forma a subsidiar tecnicamente a decisão do ministro”, explicou Lara.

Com uma programação que incluiu mesas de debate, oficinas temáticas e apresentações de experiências exitosas, o Encontro das IFES foi também um momento de fortalecimento da atuação correcional, por meio da troca de experiências, do alinhamento de práticas e de capacitações voltadas aos desafios enfrentados no dia a dia das corregedorias.