Na manhã desta sexta-feira, 6, o presidente do UNACON Sindical, Rudinei Marques, reuniu-se com servidores da CGU-Regional/MA, a convite dos dirigentes sindicais Stanley Carvalho e Eden Soares, a fim de participar da Assembleia Geral local que apreciou o indicativo do Comando Nacional de Mobilização de paralisação na próxima terça-feira.
Inicialmente, Marques discorreu sobre o cenário das negociações com o Governo, dizendo que o reajuste depende mais de vontade política do que de questões orçamentárias. “Mas, para isso acontecer, precisamos estar unidos e intensificar a mobilização, tanto interna, da própria categoria, quanto em parceria com as demais carreiras de Estado. Sem proposta, caminharemos para uma greve geral ao final de julho e início de agosto”, disse.
O dirigente nacional também comentou a reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira com a Secretaria Executiva da CGU, quando, além da campanha salarial, foram abordados temas como reestruturação, horário flexível, qualidade dos trabalhos do Órgão de Controle, divulgação dos salários, remoção, compensação financeira em atividades de risco e em locais de difícil provimento, representação sindical, dentre outros. Sobre a qualidade dos trabalhos, alguns servidores comentaram, ao final da reunião, a inutilidade de algumas Ordens de Serviço, a exemplo daquelas que visam avaliar o programa Luz para Todos, dado o lapso temporal desde à implementação do programa até a realização da ação de controle, defasagem que inviabiliza uma avaliação consistente
Marques também noticiou a atuação parlamentar da Diretoria Nacional, citando intervenções do Sindicato em relação ao PL 6826/10, PEC 68/2011, PEC 54/2011, PEC 147/2012, MP 568/2012, dentre outros. Após informes e debates, procedeu-se a votação do indicativo de paralisação de advertência na tarde da próxima terça-feira, 10/7, tendo-se obtido o seguinte resultado: 14 votos a favor; 02 votos contra; 02 abstenções.
Ao final do encontro, o Delegado Sindical Stanley Carvalho agradeceu a presença do presidente nacional do UNACON Sindical, dizendo que o fato “atesta a preocupação da atual diretoria em conversar diretamente com os filiados e levar adiante suas reivindicações”. Além disso, registrou a presença de dois servidores da CGU-R/RN, Antônio José e Jonas, e de um servidor da CGU-R/SE, Alfredo, que participaram da Assembleia.