Greve dos servidores da CGU inviabiliza fiscalização nos estados

Unacon Sindical orienta que servidores mantenham a paralisação nos dias 6 e 7, prejudicando as atividades da 36ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos

Unacon Sindical sugere à CGU que as atividades da 36ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos sejam canceladas


 “Os analistas e técnicos de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU) devem suspender todas as atividades relacionadas ao planejamento, emissão de Ordens de Serviço e execução de fiscalizações e auditorias relacionadas à 36ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos”, orienta o Sindicato Nacional dos analistas e técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical). A deliberação foi baseada no resultado da última assembleia nacional da carreira, realizada no dia 25. Com maioria absoluta de votos, servidores de todo o país aprovaram o indicativo de paralisação nos dias 6 e 7 de agosto que irá inviabilizar as atividades de fiscalização do Programa de Sorteios (leia mais aqui).

“Chegamos a essa situação limite porque, como já era previsto, o Governo Federal descumpriu o prazo por ele mesmo estabelecido de apresentação de proposta de reajuste salarial no dia 31 de julho. Atitude já esperada, desde a publicação do Decreto 7.777/2012 (leia mais aqui), no qual o Poder Executivo abusa de suas competências, com o intuito de coibir a mobilização das carreiras de Estado. Vejo que a CGU, órgão de extrema importância no cenário nacional pelo dever de zelar pela aplicação dos recursos  públicos, não deve insistir na realização de uma atividade (o Sorteio) que estará prejudicada pela paralisação do seu quadro”, declara Rudinei Marques, presidente do Sindicato.

O Unacon Sindical também orientou a todos os ocupantes de cargos de chefia a colocarem seus cargos à disposição e aderirem à legítima manifestação da classe, caso sejam requisitados a realizar as atividades da 36ª edição do Programa de Fiscalização.