Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro trabalham pauta de 2013

Na manhã desta quarta-feira, 28 de novembro, as entidades de classe do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro (CG&NF) se reuniram na sede do Unacon Sindical. Além de avaliar a Campanha Salarial de 2012, o encontro teve como objetivo dar início ao planejamento do roteiro de trabalho para o próximo ano. Promover uma nova Campanha Salarial em 2013 está entre as metas de curto prazo. Rudinei Marques, Márcia Uchôa e Filipe Leão, presidente, vice-presidente e diretor, respectivamente, representaram o Sindicato.

As dificuldades enfrentadas no ano de 2012 e o desgaste da imagem dos servidores públicos junto à sociedade foram itens analisados com cuidado. “Governo e imprensa fizeram um jogo pesado, prejudicando nossa relação com a população. Precisamos reverter esse quadro e demonstrar a importância de um serviço público de qualidade. Para isso, será necessário melhorar nossa interlocução com a sociedade e com o próprio governo, por meio de debates públicos e eventos, ou mesmo publicações técnicas focadas do aperfeiçoamento institucional e social”, sugeriu Marques.

A criação de uma federação das entidades de classe também foi discutida. “No cenário de adversidade que certamente vamos enfrentar nos próximos anos, é fundamental contarmos com mecanismos que potencializem nossas ações, com a consolidação do grupo. Precisamos nos antecipar à reforma politico-sindical e à regulamentação da Convenção 151 da OIT. A constituição de uma Federação ou mesmo de uma Confederação também deve ser avaliada”, esclarece Leão.

A revitalização do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) também foi avaliada. Os dirigentes vão estudar maneiras de contribuir com o aperfeiçoamento institucional do Fórum. Seja por meio do aprofundamento de discussões sobre o Estado brasileiro, ou por meio de uma participação mais ativa, de cada entidade. 

Também participaram da reunião, os representantes da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), da Associação dos Funcionários do IPEA (Afipea-Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), e do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).