Ministério da Fazenda inaugura lanchonete para servidores

Mais de um ano depois, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) atende reivindicação antiga dos servidores da Casa. No dia 12 de julho, foi inaugurada uma lanchonete no edifício sede do Ministério da Fazenda. Para o Unacon Sindical, a conquista foi parcial. Além da distância, a proposta original também previa um restaurante. Rudinei Marques, Filipe Leão e Júlio Possas, presidente e diretores, respectivamente, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na solenidade.

“É inegável algum avanço. Porém, a lanchonete fica 150m distante da maioria dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle. A demanda era por algo próximo, no próprio anexo, como já existia antes”, diz Possas, que é lotado na STN desde 2007. Até 2008, os Analistas e Técnicos contavam com espaço de lanches no hall do Anexo do Ministério (a banca do Tadeu), restaurante e mercadinho da Assefaz.

O diretor conta que, no local antes destinado ao restaurante e ao mercado, a alta Administração preferiu construir vagas para seus automóveis. “Essa escolha que favoreceu a poucos, em detrimento da coletividade. A partir daí os servidores ficaram sem alternativas, tendo de procurar restaurantes em outros ministérios próximos”, relata. Segundo ele, apesar das condições precárias, o restaurante atendia as necessidades da carreira. “Desde aquela época, a qualidade de vida só tem piorado e os servidores se viram de mãos atadas, até explodirem as manifestações a as assembleias de 2012”, lembra.

Para Marques, a lanchonete representa apenas 1/3 da reivindicação por infraestrutura apresentada em 2012. “Entregamos esta pauta de reivindicações para Arno Augustin (Secretário do Tesouro Nacional) em abril do ano passado. Agora vamos tentar marcar uma reunião para discutir o restante do pleito, bem como os outros tópicos da lista que vão desde o diálogo com os servidores até a reestruturação da carreira”, diz. Confira a lista de reivindicações na página 7, da 1ª edição do Informativo Finanças & Controle.

Arno participou da inauguração ao lado de Líscio Camargo, Subsecretário de Assuntos Corporativos da STN e Marcelo Estrela Fiche, Analista de Finanças e Controle e Chefe de Gabinete do Ministro da Fazenda, que defendeu o projeto. Clique aqui para ver as fotos da solenidade.