Técnicos propõem revitalização do cargo no Tesouro

Com o objetivo de promover a revitalização do cargo, os Técnicos de Finanças e Controle (TFC) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) decidem convocar reunião diretamente com o secretário da Casa, Arno Aurgustin. A deliberação foi dada na tarde desta terça-feira, 1º de outubro, em reunião convocada pelos próprios servidores no mini auditório do anexo do Ministério da Fazenda. Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor do Unacon Sindical, respectivamente, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro. Mais de 50 Técnicos lotaram o espaço.

Uma comissão de seis servidores ficou encarregada de elaborar carta com o requerimento de reunião com o secretário. Marques pede objetividade no documento e sugere que a entrega seja feita pessoalmente e com a assinatura de todos os TFCs. O mesmo grupo ficou responsável de produzir a pauta detalhada para nortear o encontro.

Marques demonstra preocupação com o futuro do cargo e esclarece que o assunto tem entrado reiteradas vezes na pauta de discussão com Administração, tanto da Controladoria-Geral da União (CGU) quanto do Tesouro Nacional. “Além do que já temos feito, é importante que os próprios servidores veiculem seu descontentamento junto aos dirigentes. O posicionamento do Sindicato tem sido muito claro. Queremos a definição de atribuições, a realização de concursos, a fixação do nível superior para ingresso e a melhoria remuneratória”, diz.

Leão complementa a observação falando da satisfação em ver o auditório cheio. “Este é o primeiro passo para uma grande mudança”, afirma. O diretor aproveita e recorda a insistência da DEN pela revitalização do cargo de TFC. Ele conta que a pauta é recorrente, a exemplo da última campanha salarial. “Na época das negociações, víamos margem para um reajuste maior para os TFCs. Tínhamos, inclusive, orçamento para isso. Fundamentamos todas as possibilidades com uma relação extensa de justificativas, mas fomos surpreendidos com o ‘tudo ou nada’ do Governo”, relata.

Os dirigentes retornaram para o Sindicato com a confirmação de reunião com Vinícius Mendonça Neiva, coordenador da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional (Codin). Após a reunião com os Técnicos, Marques e Leão conversaram com Vinícius que não só sinalizou positivamente pelo agendamento da reunião para a próxima semana, como aclamou a iniciativa dos servidores. “É muito importante que os técnicos esclareçam a situação para o Arno”, diz.

INSATISFAÇÃO

Ainda que interessados na pauta política e institucional que vem sendo articulada pelo Sindicato (leia mais aquiaquiaqui e aqui), os servidores destacam a preocupação com a manutenção do cargo de TFC no Tesouro como questão prioritária e urgente. “De nada vai adiantar a conquista por melhor remuneração, atribuições ou nomenclatura, se o cargo for extinto”, afirma o TFC Heron Alves Moreira.

“Em cinco anos, serei uma das únicas TFCs em atividade. Até lá, mais de 70% do quadro irá se aposentar”, alega Fani Leite da Silva, demonstrando a carência do quadro. Marques, em reuniões anteriores, já havia utilizado a mesma projeção para alertar quanto à necessidade da reposição de TFC no órgão. O dirigente ainda recorda que, apesar de representar o posicionamento dos servidores, a própria Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT) já informou que essas demandas precisam partir da própria STN (leia mais aqui).

Clique aqui e veja as fotos da reunião.